quinta-feira, 25/04/2024
Deputado Amarildo Cruz será velado na ALEMS e Casa está em luto oficial

O velório do deputado estadual Amarildo Cruz, falecido nesta sexta-feira (17), será realizado a partir das 16h no saguão Nelly Martins, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O parlamentar teve três paradas cardíacas e não resistiu. A Casa de Leis decretou luto de três dias. As bandeiras, na entrada da ALEMS, estão a meio-mastro.  

Deputado Amarildo Cruz faleceu nesta sexta-feira

(Foto: Luciana Nassar)

Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Pública, Amarildo Assumiu o posto de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por cinco vezes. Foi eleito pela primeira vez em 2006, com quase 18 mil votos. Em 2010, concorreu à reeleição, ficando como 2º suplente em sua coligação. Em 2012 assumiu a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso do Sul (Ibama-MS).

Em 2013, retornou ao Parlamento Estadual, tendo como destaque em sua atuação a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, a qual investigou irregularidades nos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para unidades hospitalares de 11 municípios de Mato Grosso do Sul.

Com 20.585 votos foi reeleito para o terceiro mandato na ALEMS, em 2014. Como primeiro suplente do PT, em 1º de junho de 2021 assumiu pela quarta vez como deputado estadual, após o falecimento do deputado estadual Cabo Almi em decorrência da Covid-19. Em 2022, foi reeleito para seu quinto mandato, com 17.249 votos, participando da atual 12ª Legislatura como líder da Bancada do PT.

Velório

Aberto ao público, o velório do deputado Amarildo Cruz será realizada das 16h desta sexta-feira (17) às 6h de sábado (18), sem interrupção. Depois, o corpo segue para Presidente Epitácio (SP), onde também será velado.