terça-feira, 28/05/2024
Criada por Pedrossian Neto, Frente vai discutir situação financeira dos hospitais

Proposta pelo deputado Pedrossian Neto (PSD), a Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas e dos Filantrópicos vai se reunir na segunda-feira (13), para discutir as dificuldades financeiras das entidades. O encontro será às 14h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O deputado quer intermediar as discussões para fomentar a transparência do uso de verbas públicas, bem como pensar em alternativas para melhorar a gestão dos contratos públicos. Durante o encontro, os gestores deverão apresentar a situação financeira dos hospitais filantrópicos e das Santas Casas. O quadro teria se complicado ainda mais durante a pandemia de Covid-19.

Frente Parlamentar

Pedrossian Neto também propõe que os contratos com instituições filantrópicas possam ser reajustados anualmente, como uma forma de evitar os problemas recorrentes. Um projeto de lei com esta previsão, inclusive, deverá ser apresentado. 

“Assim como é feito com outros contratos, por exemplo, o da merenda escolar, os serviços de energia elétrica, água e esgoto, softwares, publicidade, de engenharia, enfim, que possam ser reajustados os dos hospitais também, como forma de mitigar esses problemas que, recorrentemente, vemos na Saúde”.

Ainda sobre a transparência, o deputado Pedrossian Neto destaca que, uma vez que o recurso público financia até 100% de alguns hospitais, o mais justo é adotar transparência nos dados