sexta-feira, 14/06/2024
Conscientização sobre doação de órgãos pode ser incluída no projeto pedagógico

De autoria do deputado Lucas de Lima (PDT) tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o que dispõe sobre medidas de conscientização a respeito da importância de doação de órgãos e tecidos para transplante, nas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio no Estado do Mato Grosso do Sul. O projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). 

As escolas devem incluir em seu projeto pedagógico medidas de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e de tecidos para transplante, integrando parte do conteúdo das disciplinas de Ciências, no Ensino Fundamental e de Biologia, no Ensino Médio e devem abordar conceitos e fundamentos científicos, culturais, econômicos, políticos e sociais sobre as especificidades que envolvem a doação de órgãos e tecidos para transplante.

Lucas de Lima justifica sua proposição. “A doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Sendo que muitas vezes o transplante é a única esperança, ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. Por isso, é necessário que a população se conscientize da importância do ato de doação de órgãos”, pontuou o autor da matéria.