sexta-feira, 24/05/2024
Com nova roupagem, Coral da ALEMS inicia trabalhos de 2023

O Coral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) iniciou os trabalhos de 2023 se apresentando na sessão solene em alusão ao Dia Estadual da Sukyo Mahikari, realizada nessa terça-feira (28). Com nova roupagem, agora o coro é regido pelo maestro e pianista Nilo Cunha, sendo coordenado pela secretária de Recursos Humanos do Legislativo, Marlene Figueira. 

“É um momento especial para o coral, já que ficamos tanto tempo sem nos apresentar em eventos especiais, por conta da pandemia. Estamos fazendo nossa primeira apresentação do ano, com novo formato para o coro a começar por nosso maestro Nilo Cunha. É um motivo de muita felicidade fazer nossa primeira apresentação do ano no Parlamento que é a nossa casa”, destacou Marlene Figueira. 

Em nova fase, o coro é regido pelo maestro e pianista Nilo Cunha

“Estou muito feliz em estar regendo o Coral da ALEMS, cheguei à Casa neste ano e fui muito bem recebido. Esse projeto do coro está sendo alinhado em conjunto com a Marlene. No natal, inclusive, estive à frente do grupo na cantata natalina, mostrando aos deputados e servidores um pouco do nosso trabalho e o que podemos fazer juntos. No entanto, agora o nosso propósito é reestruturar toda a dinâmica do coral e para isso estamos realinhando o grupo, apresentando novas ideias, trabalhando o repertório, mostrando aos integrantes novas maneiras de fazer e pensar música”, explicou Nilo Cunha. 

Conforme Marlene Figueira, o coral nasceu em 2003, porém foi instituído em 15 de dezembro de 2004, por meio do Ato 54, da Mesa Diretora, na gestão do então deputado Londres Machado, presidente do Legislativo na época. Neste ano completa 19 anos. 

De lá até agora, o grupo já realizou mais de 100 apresentações em todo o Estado, incluindo sessões solenes, entre outros eventos realizados no âmbito do Parlamento Estadual. Hoje, o grupo conta com 43 integrantes, entre eles o maestro Nilo Cunha, o violonista Alaor de Oliveira, o violinista Luiz Fernando de Cristo, a tecladista Rochane Nogueira Lopes e o percussionista Marcos Cáceres. 

Atualmente, o Coral da ALEMS trabalha com quatro vozes: as femininas que são sopranos e contraltos, e as masculinas por meio de tenores e baixos. 

CD – Para celebrar dez anos de existência, em 5 de novembro de 2013, o Coral da ALEMS lançou o CD “Vozes de Mato Grosso do Sul”, no auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O disco tem 15 músicas. 

No evento de lançamento, artistas regionais renomados como o violonista Marcelo Loureiro, os cantores Jerry Espíndola e Ligia Mourão, e o Grupo Acaba se juntaram ao coro em algumas canções. O grupo da dança Camalote também participou da solenidade.