quinta-feira, 23/05/2024
Cinco comissões permanentes da ALEMS oficializam os presidentes e vice-presidentes

Na continuidade da organização do funcionamento da atual Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foram definidas as presidências e vice-presidências de mais cinco comissões permanentes da Casa de Leis. As atas das reuniões em que ocorreram as eleições estão publicadas nas páginas 16 a 20 no Diário Oficial do Parlamento desta quarta-feira (8).

Uma dos grupos com presidência e vice-presidência oficializadas é a Comissão de Assistência Social e Seguridade Social, que tem como membros titulares os deputados Londres Machado (PP), pelo Bloco Parlamentar 1, deputadas Mara Caseiro (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB), pelo Bloco Parlamentar 2 e os deputados Lidio Lopes (Patriota) e Rafael Tavares (PRTB). Em reunião realizada no dia 7 de março, as duas deputadas foram escolhidas para estarem à frente da Comissão: Lia Nogueira é a presidente e Mara Caseiro, vice-presidente.

No dia 7 de março, também aconteceu a reunião da Comissão de Controle da Eficácia Legislativa e Legislação Participativa. Foi escolhido para presidente o deputado Londres Machado e para vice, o deputado Zé Teixeira (PSDB), que são, respectivamente, dos blocos parlamentares 1 e 2. Os demais membros titulares da Comissão são os parlamentares Marcio Fernandes (MDB) e Junior Mochi (MDB), do Bloco Parlamentar 1, e Jamilson Name (PSDB), do Bloco Parlamentar 2.  

Na semana passada, no dia 1º, foram realizadas reuniões de três grupos: as comissões permanentes de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira; de Saúde; e de Turismo, Indústria e Comércio.  

Foram eleitos como presidente e vice da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira os deputados Marcio Fernandes (MDB) e Zé Teixeira. Também são membros titulares dessa comissão os deputados Antonio Vaz (Republicanos), do Bloco Parlamentar 1, João César Mattogrosso (PSDB), do Bloco Parlamentar 2, e João Henrique (PL).

Os deputados Lucas de Lima (PDT) e Junior Mochi são, respectivamente,  o presidente e vice-presidente da Comissão de Saúde. Desse grupo, também fazem parte como membros titulares os deputados Antonio Vaz, do Bloco Parlamentar 1 e Rafael Tavares (PRTB) e a deputada Lia Nogueira, do Bloco Parlamentar 2.

Para a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, foram escolhidos para a presidência e vice-presidência os deputados Antonio Vaz e João César Mattogrosso. Os outros membros titulares dessa comissão são dos parlamentares Pedrossian Neto (PSD), do Bloco Parlamentar 1 e João Henrique.

Comissões – As comissões permanentes analisam todas as proposições que tramitam na Casa de Leis antes de sua votação final em plenário. Cada uma delas é formada por cinco deputados titulares e mais cinco parlamentares suplentes. Para saber mais sobre os trabalhos realizados por cada comissão permanente da ALEMS, clique aqui.