domingo, 16/06/2024
Chama o João: parlamentar integra quatro comissões da ALEMS

Em definição para tramitação das proposições na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, as comissões permanentes são responsáveis por analisar todas as matérias, de acordo com a temática de cada pauta, antes da votação final em plenário. O deputado João Mattogrosso (PSDB), que está em seu primeiro mandato, integra quatro grupos, que estão direcionados para o exame legal e constitucional das propostas e nas áreas do setor produtivo, educação, cultura, esporte e ciência e desenvolvimento econômico.

A primeira designação ao parlamentar foi para compor, como membro, a principal comissão do legislativo estadual, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O grupo é responsável por analisar os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e da técnica legislativa de proposições, emendas ou substitutivos sujeitos à apreciação da Assembleia ou de suas comissões, para efeito de tramitação, entre outras pautas relativas ao processo legislativo, conforme estabelece o Regimento Interno.

“Vamos cumprir com muita responsabilidade essa missão, analisando de forma técnica e ágil todas as matérias, para que o nosso Estado seja beneficiado, sempre prezando pelo fiel cumprimento do regimento”, destacou o deputado ao ser indicado.

Empresário do segmento de sementes de pastagem, o deputado João Mattogrosso também compõe a Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira. Neste grupo os parlamentares analisam a política estadual de produção, armazenagem, conservação e qualidade de produtos agrícolas, pecuários e de extrativismo vegetal. Assuntos relativos à implantação e manutenção de estradas e da infraestrutura de apoio à produção e comercialização agrícola e pecuária, entre outras pautas ligadas ao desenvolvimento da agropecuária sul-mato-grossense, também são debatidos.

O parlamentar, que durante 11 meses foi Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, compõe ainda a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. O espaço é direcionado para análise e discussão de proposições com assuntos atinentes à educação em geral, sistema esportivo estadual, desenvolvimento cultural – inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico. Política estadual de Ciência e Tecnologia, bem como de Informática, fazem parte das análises do grupo.

Por fim, com sua experiência como vereador na Capital em mais de 6 anos e empresário, vai contribuir em sua caminhada como Vice-Presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Casa de Leis. As discussões serão acerca da política estadual das atividades industrial, comercial e de serviços; desenvolvimento turístico; das micros, pequenas e médias empresas; acompanhamento, fiscalização e controle dos planos de desenvolvimento estadual, regional e setorial. Além disso, acompanha ainda a atividade econômica estatal, programa estadual de privatização e modernização institucional, além das políticas de viação, habitação, urbanismo e obras públicas, entre outros.

“São grupos temáticos de extrema importância para Mato Grosso do Sul avançar, em segmentos estratégicos e que fazem a diferença na economia, na qualidade de vida e no campo das oportunidades. Nossa atuação é pautada na responsabilidade e compromisso para entregar à população a nossa contribuição de forma efetiva e, sobretudo, com resultados”, ressalta João Mattogrosso.

CHAMA O JOÃO – Acompanhe o trabalho do deputado estadual João Mattogrosso pelas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok – @jcmattogrosso. O gabinete do parlamentar também está on-line pelo WhatsApp (67) 99904-4045.