terça-feira, 27/02/2024

<b>Visita</b>: Estudantes aprendem política e história na ALEMS

<b>Visita</b>: Estudantes aprendem política e história na ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) é a casa da cidadania, a caixa de ressonância da voz do povo. Aqui nascem os debates e proposições que originam resultados para a sociedade sul-mato-grossense, por meio de leis e proposições que garantem melhorias ao povo. Nesta quarta-feira (12), mais um grupo de alunos conheceu as dependências do Poder Legislativo Estadual e aprendeu sobre o funcionamento da Casa de Leis e a função de um deputado estadual.

Alunos na galeria dos presidentes, localizada no saguão Nelly Martins

Três professores acompanharam os 35 estudantes do Centro de Educação Pantanal do Colégio Nota 10, unidade Maracaju. Depois de conhecer a Galeria dos Presidentes e as relíquias no saguão Nelly Martins, os alunos se dirigiram ao piso superior onde puderam conhecer mais antiguidades, como a primeira máquina de ponto da Casa de Leis; e ainda ver as fotos dos parlamentares e suplentes das legislaturas da ALEMS. Os alunos também foram ao Plenário Deputado Júlio Maia, onde assistiram a sessão ordinária.

O deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), desejou as boas-vindas ao grupo de estudantes. “Em nome desta Casa de Leis, eu gostaria de agradecer o Centro de Educação Pantanal, colégio nota 10, unidade Maracaju, e os professores Elias Figueiredo, Silvia Aparecida Alves Cabreira Furtuozo e Filipe de Souza Kueding, que acompanham os alunos. Obrigada pela presença, sejam sempre bem-vindos”, disse.  

O deputado Rafael Tavares (PRTB) falou sobre a função parlamentar aos estudantes. “Acho muito importante a participação das crianças no debate político, o Brasil hoje se encontra numa situação muitas vezes porque as pessoas não se interessam por política, e fazer esse  trabalho de base, e trazer as crianças para conhecer o trabalho de um deputado, mostrar com funciona os três  Poderes na república, eu acho que é fundamental para que essas crianças se tornem aí cidadão melhores e mais informados para escolherem melhor no futuro”, declarou.


O deputado João Henrique também saudou os estudantes 

O deputado Renato Câmara (MDB) declarou que conhecer é necessário para compreender a política. “É essencial para a compreensão da representatividade, do que é ser um deputado, um vereador, um senador um governador, isso desperta na criança a vontade de saber mais, e muitos acabam se convencendo que ele tem essa percepção de contribuir para  sociedade através da política, então abrindo as portas da Assembleia Legislativa para que os jovens, as crianças, conheçam e participem e despertar neles essa vontade de ser um cidadão mais atuante e participativo, até chegar no máximo de participação que é fazer parte das decisões por meio de um cargo como o cargo de deputado estadual para poder discutir de perto os problemas da comunidade e do nosso Estado”, relatou.

O ex-governador André Puccinelli (MDB), que também já foi deputado estadual, integrando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, também ressaltou a importância da política para todos. “Acho espetacular a iniciativa desta visita de estudantes, é importante que se iniciem as crianças em todos os aspectos de condução de uma sociedade e louvo a Escola Nota 10, de Maracaju, por terem trazido os estudantes ao Parlamento Estadual. É um aprendizado que vai servir para o resto da vida”, declarou.

O professor de Geografia Elias Figueiredo ressaltou a importância dos estudantes conhecerem o funcionamento da Casa de Leis. “Os alunos devem conhecer a Casa de Leis, onde são feitas as leis de todo o Mato Grosso do Sul, saber o que um deputado faz, e a importância disso para todo o Estado. As crianças levarão para o resto da vida uma experiência única, que vai incentivar a conhecer o que é política”, considerou.


Beatriz falou sobre a política do respeito às opiniões

A estudante Beatriz Baravesco, 12 anos, falou sobre a política feita no cotidiano. “Defendo meus direitos, quando acredito que é um direito meu, a nossa opinião importa, devemos expor nossas opiniões e sermos respeitado e ter respeito pelos outros. A visita foi importante, gostei muito do que foi falado pelos deputados estaduais Rafael Tavares e Renato Câmara, e pelo ex-governador, André Puccinelli”, argumentou.


Marco Menin disse que aprendeu muito sobre política

 

Já o estudante Marco Antonio Garbinato Menin, 12 anos, destacou que nesta manhã entendeu muito sobre política.  “É legal conhecer, aprender mais sempre e é bom para a gente entender como é que funciona as coisas, que tem que ser com a sugestão do povo. Entendi que eles sempre tentam dar o melhor para o cidadão”, concluiu.