terça-feira, 27/02/2024

<b>Semana Estadual da Pessoa com Deficiência</b>: Ampliação do acesso à tecnologia

<b>Semana Estadual da Pessoa com Deficiência</b>: Ampliação do acesso à tecnologia

A pedagoga Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira, vice-presidente da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Mato Grosso do Sul, participou da sessão ordinária desta quinta-feira (24), para ressaltar a importância da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”.

Deputados acompanharam pronunciamento da pedagoga

“O objetivo é chamar atenção da sociedade civil e Poderes Constituídos sobre as necessidades específicas para promoção da inclusão social e combate ao preconceito e à discriminação. Muitas são as leis existentes, mas será que realmente estão garantindo que todas as pessoas com deficiências estejam conectadas? Muitas ainda não possuem ao menos o instrumento eletrônico ou digital disponível para acessar informações e notícias. Avançamos, porém, é preciso que essas pessoas se conectem cada vez mais com o mundo todo”, disse Fabiana, na tribuna da Assembleia.  

Segundo a vice-presidente, existem 2.200 Apaes nos municípios brasileiros e 62 em Mato Grosso do Sul, atuando nas áreas da educação, assistência social e saúde. “Queremos agradecer o apoio recebido por esta Casa de Leis, que sempre esteve ao nosso lado na luta pelos direitos das pessoas com deficiências. Dependemos dos parlamentares e gestores públicos, pois sabemos que a lei sozinha não sai do papel, é preciso uma rede de apoio. Hoje, um dos grandes desafios do uso da tecnologia para benefício desses indivíduos ainda é a acessibilidade”, destacou.

O presidente da Assembleia, Gerson Claro (PP), e o deputado João César Mattogrosso (PSDB) reafirmaram o apoio do Legislativo Estadual e dos 24 parlamentares para promover a inclusão social das pessoas com deficiências. “Nosso apoio incondicional a todas as campanhas desenvolvidas pela instituição. É importante que a sociedade tenha clareza do que é possível fazer por essas pessoas e ajudá-las. A Assembleia está sempre atenta às demandas das Apaes e presente na colaboração de uma assistência digna dos que necessitam dos seus serviços”, afirmou o presidente.

Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e Mara Caseiro (PSDB) também salientaram o impacto social da entidade e o poder de transformação social. “O trabalho realizado pelas Apaes, por meio dos projetos e voluntariado, chega até onde o Poder Público muitas vezes não alcança. Nosso reconhecimento a todos os profissionais e diretores, que dedicam a vida por aqueles que mais necessitam”, falou Rinaldo.