terça-feira, 27/02/2024

<b>Mulheres na Política</b>: Encontro enaltece a Inteligência Emocional na liderança

<b>Mulheres na Política</b>: Encontro enaltece a Inteligência Emocional na liderança

Na tarde desta sexta-feira (7), a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet realizou o encontro “Mulheres na Política”, no plenário Deputado Júlio Maia, na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O encontro, proposto pela 3ª vice-presidente da ALEMS e presidente da Escola do Legislativo, deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), reuniu aproximadamente 130 pessoas, entre vereadoras, secretárias municipais e vice-prefeitas do Estado.

Deputada Mara Caseiro enfatizou o equilíbrio emocional

“Fizemos questão de abrir a palestra ao público trazendo mulheres representantes dos municípios para que pudéssemos conversar a importância da liderança por meio da Inteligência Emocional. Como precisamos ter equilíbrio emocional no nosso cotidiano, principalmente nós mulheres! Muitas vezes somos escanteadas, mal entendidas e mal interpretadas pela nossa sensibilidade e pelo nosso senso de olhar como mãe. Então, precisamos ter esse equilíbrio no dia-a-dia, pois convivemos com muitas diferenças e pontos de vistas e pensamentos, e também ter um planejamento do que queremos e aonde queremos chegar, para que atendermos os anseios da nossa comunidade”, mencionou a deputada estadual.

Especialista em Planejamento Estratégico, Liderança, Carreiras e Pessoas, e Diretora de Gestão e Planejamento Estratégico da Procuradoria Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Sabrina Lopes Baes Ferreira Figueira, ministrou a palestra “Liderando com Inteligência Emocional”. Ela retratou uma das habilidades dentro da liderança que é a Inteligência Emocional e explicou sobre autoconhecimento, empatia, entusiasmo, destreza social e habilidades que a pessoa tem que ter no dia-a-dia para ser um líder. “A liderança é uma jornada, então daremos um start no processo com a abordagem especificamente voltada à questão da Inteligência Emocional na liderança. Não viramos líder da noite para o dia, você não nasce líder, mas você pode conquistar essa habilidade”, explicou.


Sabrina destacou algumas habilidades para ser uma líder

A palestrante sinalizou que a iniciativa do encontro é como plantar uma semente. “Só de você trazer esse conceito aqui para esta Casa de Leis já é uma semente que eu espero plantar para as pessoas despertarem e ir atrás deste trabalho e se tornar um bom líder. E desta forma trabalhar essa jornada: a comunicação, perguntas poderosas e a Inteligência Emocional”, disse.

Sabrina também citou que as pessoas têm buscado mais conhecimento sobre a Inteligência Emocional. “Daniel Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional, enfatiza que sem esse conjunto você não consegue reagir aos problemas do dia-a-dia e sair do lugar. Essa diferença que você tem no currículo para aquilo que você não enxerga, mas que está dentro do ser humano, é uma tendência sim, pois cada vez mais precisamos voltar para dentro de si”, esclarece. Ela ainda complementa que, na questão de liderança, é fundamental trabalhar algumas habilidades que não se encontram nos currículos das pessoas. “Atualmente, se nós verificarmos a tendência, é preciso trabalhar habilidades que não estão no currículo. Normalmente as pessoas são contratadas pelo conteúdo deste material, pelas graduações ou especializações. Mas quando acontece uma demissão é por conta do Quociente de Inteligência (QI) emocional da pessoa”, finalizou.


Mônica Riedel pontuou a valorizaração das mulheres

A primeira-dama do Estado de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, enalteceu a oportunidade de aprender e valorizar o trabalho de outras mulheres. “Acho sempre muito importante a gente aprender. A mensagem que aprendi hoje é que precisamos cuidar de nós primeiro, porque em seguida teremos a capacidade de cuidar do próximo. Assim como dentro de um avião, no momento em que as máscaras caem. Primeiramente colocamos a máscara em nós, para depois ajudar o outro. Então se você não se cuidar primeiro acabará negligenciando o cuidado com a família, trabalho ou em comunidade. Aprendi que precisamos nomear os sentimentos, até mesmo para entendê-los e assim acalmar. Precisamos ouvir o outro ponto de vista e não se indignar, porque é a experiência do que aquela pessoa já vivenciou. Precisamos viver o presente que é um desafio grande e planejar o futuro e ter muita fé. Espero que tenha sido uma tarde produtiva para todos assim como foi para mim”, agradeceu Mônica Riedel.

A deputada estadual Mara Caseiro reiterou a importância do equilíbrio emocional para as mulheres. “Essa palestra nos trouxe muito conhecimento e informação para que possamos desativar essa intolerância que temos dentro de nós e assim buscarmos o equilíbrio emocional, e também a questão do convívio no próprio ambiente de trabalho com nossos servidores e colegas”. Ela finalizou: “Como é bom ver esse plenário cheio de pessoas que neste momento importante buscam e trabalham pelo empoderamento das mulheres. Não temos dúvidas de que a mulher precisa estar onde ela quer estar. Assim que a Escola do Legislativo vai atuar durante essa gestão, para qualificarmos nossos servidores e trazer a sociedade de modo geral para interagir. Aqui representa um espaço para discutirmos as necessidades e problemas e buscarmos soluções com demandas e projetos de leis para juntos trazermos o bem estar social e o desenvolvimento, cumprindo nosso papel e a missão de transformar a vida das pessoas”.

A mesa foi composta pela proponente do evento, deputada Mara Caseiro, primeira-dama do Estado de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, representante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, juíza Liliana de Oliveira Monteiro, Kátia Claro, esposa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), Diretor da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Thiago Gonçalves e professora mestre Ana Cristina Medeiros Rodrigues, Presidente da Liga Feminina do Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

O evento teve cobertura da Comunicação Institucional da ALEMS, com transmissão ao vivo pelos canais da Casa de Leis no YouTube e no Facebook. Confira no vídeo abaixo o a íntegra do encontro.