quarta-feira, 21/02/2024

<b>Dia do Profissional da Química</b>: ALEMS homenageia quem atua nos bastidores da vida

<b>Dia do Profissional da Química</b>: ALEMS homenageia quem atua nos bastidores da vida

Presente em praticamente todas as atividades cotidianas, a Química é a vida que acontece nos bastidores. E os profissionais da área, que também atuam sem ser vistos, tiveram seus trabalhos reconhecidos na tarde desta quinta-feira (6) em sessão solene realizada no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O evento, proposto pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), comemora os dez anos da lei que instituiu o Dia Estadual do Profissional da Química.

Deputado Professor Rinaldo, autor da lei, foi o proponente da sessão

Autor da Lei 4.390/2013, que criou o Dia Estadual do Profissional da Química, comemorado anualmente em 18 de junho, o Professor Rinaldo destacou a importância da solenidade. “Hoje é motivo de muita alegria. Estamos comemorando, nesta sessão, os dez anos da instalação dessa lei, da qual sou idealizador. Eu me sinto honrado e agradecido pelo desenvolvimento que esses profissionais têm dado a Mato Grosso do Sul”, afirmou. O Dia do Profissional da Química é alusivo à Lei Federal 2.800/1956, que instituiu os Conselhos Federal e os Regionais de Química.

O parlamentar também enfatizou a importância da Química no dia a dia e, por decorrência, dos profissionais da área. “A Química está intrinsecamente presente em todas as áreas da sociedade, nas roupas, nos automóveis… O nosso dia a dia tem muito a ver com essa profissão. E nada melhor que, nesses dez anos da lei, homenagearmos homens e mulheres de Mato Grosso do Sul que têm dado contribuição para o desenvolvimento do nosso estado”, reconheceu o deputado.

A solenidade contou com a presença de representantes da categoria em níveis nacional e estadual. Compuseram a mesa de autoridades, além do deputado, José de Ribamar Oliveira Filho e Fuad Haddad, presidente e vice-presidente do Conselho Federal de Química, respectivamente, e os presidentes de Conselhos Regionais Luiz Mário Ferreira (20ª Região), Suzana Aparecida da Silva (26ª Região) e Raquel Lima (19ª Região), que também está à frente do Colégio de Presidentes de Química do Brasil.

Química no dia a dia


Luiz Mário Ferreira destacou a presença da Química na economia de MS

A criança come um pedaço de pão, toma leite e coloca o material escolar na mochila para ir para a escola. Nessa cena comum cotidiana, há trabalho de profissionais da Química, que possibilitam qualidade ao café da manhã e a existência do papel dos cadernos. E, em um estado com forte agropecuária, a Química se faz presente com certas particulares, como destacou o presidente do Conselho Regional de Química da 20ª Região, Luiz Mário Ferreira, que discursou em nome da entidade que preside e dos profissionais da área.

“Mato Grosso do Sul é um estado eminentemente agropecuário. E a Química está muito presente nessa atividade: no fertilizante, no defensivo, na conservação dos produtos até chegar à mesa dos consumidores”, observou Ferreira, após agradecer à Casa de Leis e ao deputado Professor Rinaldo pela realização da solenidade. “A Química também está na indústria, nas fábricas de celulose, na produção e processamento de gás. Cada vez mais vemos a atuação do profissional de Química despontando em Mato Grosso do Sul”, acrescentou.

Homenagens

Foram homenageadas na solenidade, representando todos os profissionais de Química de Mato Grosso do Sul, as seguintes pessoas: Bruno Soares de Souza Silva, Celina Dias, Coronel Luiz Ribeiro Rosa, Evander Luiz Ferreira, Flávio Eduardo Almeida dos Santos Silva, Franksteffen Silva Maia, Fuad Haddad, José Arantes Lima, José De Ribamar Oliveira Filho e Luiz Miguel Skrobot Junior.


Flávio disse que o dia era para agradecer e para lembrar dos deveres

O superintendente do Conselho Regional de Química, Flávio Eduardo Almeida dos Santos Silva, que falou em nome dos homenageados, lembrou que o dia é para agradecimento, mas também para lembrar de compromissos e de estar atento ao futuro. “Hoje é um dia de agradecer. No entanto, mais que agradecer, quero lembrar que nós temos um dever: contribuir com a sociedade e valorizar o próximo. Precisamos valorizar nossos familiares e tudo que temos, tudo que conquistamos. E precisamos também ter olhos para o futuro”, discursou.

Fugindo do protocolo do evento, os presidentes dos Conselhos Federal e Regional da 20ª Região fizeram uma surpresa ao deputado Professor Rinaldo Modesto. O parlamentar recebeu dos representantes das entidades uma placa em agradecimento pelos dez anos da Lei 4.380/2013. “Eu quero agradecer de coração. Tenho um carinho especial pelos profissionais de Química. E com esta homenagem, a ‘química’ entre nós aumenta”, disse, com descontração, o deputado. “Muito obrigado pelo carinho e que Deus abençoe esses profissionais que estão no nosso dia a dia, tornando possível o nosso alimento, o nosso remédio, a roupa que usamos”, finalizou.

A sessão teve cobertura da Comunicação da ALEMS, com transmissão ao vivo pelos canais da Casa de Leis no YouTube e no Facebook. Confira no vídeo abaixo o evento na íntegra.