quarta-feira, 21/02/2024

ALEMS recebe no dia 28 relatório da Saúde relativo ao segundo quadrimestre

ALEMS recebe no dia 28 relatório da Saúde relativo ao segundo quadrimestre

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta quinta-feira (28) audiência pública para receber do Poder Executivo a prestação de contas da Saúde. Na reunião, proposta pelo deputado Lucas de Lima (PDT), presidente da Comissão Permanente da Saúde, o Governo vai apresentar o relatório do segundo quadrimestre (de maio a agosto) de 2023. A audiência acontece a partir das 14h no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.

A obrigatoriedade de apresentação do relatório consta na Lei Complementar 141/2012, que trata sobre valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, estados e municípios em ações e serviços públicos de Saúde. De acordo com a lei, a prestação de contas deve ser feita em audiência pública na Casa Legislativa. No relatório, devem constar a aplicação de recursos, auditorias, oferta e produção de serviços e indicadores da área da Saúde.

A audiência terá cobertura e transmissão ao vivo pela Comunicação Institucional da Casa de Leis, por meio da ,  e canais oficiais da Casa de Leis noe no . O evento é aberto à participação da população em geral.  

Primeiro quadrimestre

No dia 6 de junho deste ano, a ALEMS recebeu o relatório da Saúde relativo ao primeiro quadrimestre. Foi informado, na ocasião, a aplicação de R$ 550,8 milhões na Saúde durante os quatro primeiros meses do governo de Eduardo Riedel (PSDB). O valor representa aumento de 10,5% em relação a igual período do ano passado (veja a matéria).

Nessa audiência, também foi apresentado o relatório com os gastos do terceiro quadrimestre e de todo o ano de 2022. De acordo com o Governo, os gastos com Saúde somaram R$ 2,16 bilhões no ano passado.