domingo, 21/04/2024
Abordado por Lia Nogueira, atendimento 24 horas da Deam passa a ser realidade em todo país

Em dia de visita da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, na última semana, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) abordou, por meio de indicação ao governo estadual, a necessidade de que as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) funcionem 24 horas por dia em todo o Mato Grosso do Sul.

 

Agora, nesta terça-feira (4), o governo federal sancionou a Lei nº 14.541, que prevê que as delegacias, que têm como finalidade o atendimento de todas as mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e familiar, crimes contra a dignidade sexual e feminicídios, funcionem ininterruptamente.

 

“Esse é um importante passo no combate a violência contra a mulher, uma vez que a violência não tem hora para acontecer, não dá para admitir a vítima ter que esperar dar o horário de abrir a delegacia para poder pedir socorro. A gente vê que a maioria dos casos ocorrem durante a noite ou de madrugada, quando os agressores saem para beber e voltam agredindo suas companheiras”, reforçou a deputada.

 

Lia Nogueira destacou a importância de se adotar medidas como essa e do poder público ir em busca de novos meios para tirar o Estado do mapa negativo da violência contra a mulher. Mato Grosso do Sul já registrou, somente neste ano, seis casos de feminicídio, e 5.070 casos de violência doméstica.