quarta-feira, 21/02/2024

Único autorizado pelo Inmetro em MS, IST Alimentos, Bebidas e Sementes atende todas as exigências do órgão

31/07/23

Laboratórios de alta tecnológica e com capacidade de atender com excelência são sinônimos de reconhecimento. O IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Alimentos, Bebidas e Sementes, localizado em Dourados (MS) é um destes casos. Além de habilitado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a unidade atendeu a todos os critérios de exigência do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), sendo o único do tipo acreditado pelo órgão em Mato Grosso do Sul.

Realizadas em duas etapas, entre maio e junho deste ano, a auditoria de manutenção não constatou inconformidades em relação aos requisitos exigidos na ISO 17.025. A norma técnica tem o intuito de promover a confiança na operação de laboratórios, além de garantir que eles operem de forma competente e sejam capazes de gerar resultados válidos.

De acordo com a coordenadora do IST Alimentos e Bebidas, Maria Carolina Silva Pego, a acreditação do Inmetro abre portas para o processo de certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária.

“É um cenário ótimo, porque além de chancelar a qualidade dos nossos processos, a avaliação nos certifica perante a um órgão fiscalizador e nos possibilita buscar cada vez mais crescimento em relação posicionamento estratégico frente aos laboratórios concorrentes. Para estrutura tecnológica que temos, este resultado é favorável. Passar por uma avaliação de conformidade e não receber nenhuma não conformidade é algo bem surpreendente”, explicou.

Segundo a coordenadora, são 41 processos no escopo do laboratório acreditados pelo Inmetro. Na ocasião da auditoria, foram avaliadas simultaneamente 16 técnicas. “Além de permitir a expansão dos serviços, o relatório de auditoria gerado pelo Inmetro, onde consta que nossos processos não possuem nenhum desvio inaceitável ou que merecem um ponto de alerta, contribui para que o Mapa venha e nos avalie. A expectativa é que liberem essa nova acreditação no início do ano de 2024”, pontuou.

Foram avaliados quesitos como processos de compra, contratação de colaboradores, estrutura física, potencial tecnológico e capacidade produtiva, com destaque para os aspectos de habilidade analítica dos profissionais e a forma como o sistema de gestão de qualidade está construído. “Hoje o nosso sistema de gestão é o mesmo que é aplicado em uma indústria de alimentos”, explicou.

Garantia de qualidade para os produtos

O catálogo de serviços oferecidos pelo IST Alimentos, Bebidas e Sementes conta com adequação de rótulos, processo de certificação de produtos orgânicos, processo de validação estatística e de estabilidade de tratamento térmico, além de análise de sementes para plantio. Os procedimentos trazem credibilidade aos produtos produzidos pelas empresas que buscam o Senai. A unidade atende desde de micro e pequenos empreendedores até grandes empresas como Syngenta Brasil e SL Alimentos.

Em funcionamento desde 2015, atualmente, o IST tem 141 métodos implantados. Em relação a consultorias, são oferecidos mais de 20 tipos de serviços.  Até junho de 2023, o IST realizou mais de 11 mil análises em alimentos, bebidas e sementes, o que representa 60% a mais do que no ano passado.

Serviço – Os empresários interessados em contratar o serviço para certificação de orgânicos do IST Alimentos, Bebidas e Sementes pode entrar em contato pelo contato (67) 3425-5090 e e-mail: [email protected]

A ação está em sintonia com o item 9, de indústria, inovação e infraestrutura, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.