domingo, 16/06/2024
Subea encaminha mais de 40 animais para adoção em ação na Praça Bolívia

Campo Grande, 10/07/2023 às 16:40

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), realizou no último domingo (11), uma ação de adoção na Praça Bolívia, no Bairro no Coophafe. Através do evento, mais de 40 animais ganharam novos lares.

A cadela Safira é a nova integrante da família de Cristiane Nazareth. Ela, que já é tutora de outra cachorra, de 6 anos, disse que a adoção é uma demonstração de amor. “Eles trazem muita alegria para dentro de casa, e agora com a nova integrante, vai ser uma bagunça boa”.

A pequena Pirassununga também foi adotada ao conquistar o coração da nova tutora. Bárbara Camargo conta que decidiu pela adoção após passar um período cuidando da cadela de um tio, enquanto ele viajava. “Ela fez tão bem para nossa casa, que eu e meu marido chegamos à conclusão de que devíamos ter uma”, declarou.

Durante a ação, uma equipe da Subea aborda os futuros tutores e conversa sobre a responsabilidade de levar um animal para casa. É o que explica Ana Luiza Lourenço, subsecretária da pasta. “As pessoas precisam estar cientes de que existe um período de adaptação do animal ao novo lar, e que no começo pode haver alguns comportamentos que desagradem como urinar nos móveis, arranhar sofás, subir na mesa, entre outros. Mas com tempo e paciência, tudo se resolve”.

Outras questões como espaço disponível, tempo e financeiro são lembrados aos possíveis tutores. “São questões de grande importância que levantamos para que no futuro não pensem em abandoná-los”, ressalta a subsecretaria.

Todos os animais adotados nas campanhas realizadas pela Subea têm castração garantida.

Praça Bolívia

Há 15 anos, no segundo domingo do mês, a Associação Cultural dos Feirantes da Praça realiza a Feira Cultural Praça Bolívia, que conta com apoio da Prefeitura de Campo Grande. São mais de 250 expositores dos mais diversos segmentos que participam da feira. “Comidas típicas, música, artesanato e agora também pets fazem parte desse nosso projeto. E é esse ambiente familiar e rico em cultura que gostamos de proporcionar para a população de Campo Grande”, afirma Sergio Maidana, um dos organizadores da feira.

Programa de castração

A Subea possui programa de castração gratuita para cães e gatos, machos e fêmeas, de Campo Grande. Para participar do programa de castração da Subsecretaria, o tutor interessado deve apresentar o número do NIS, documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência.

São disponibilizados 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e, 15 senhas à tarde, a partir das 13 horas.

Ao comparecer na sede da Subea, o tutor já deve levar o pet. O animal será avaliado e microchipado pela equipe veterinária e, estando apto para a castração, já sairá com o encaminhamento com o local, data e hora do procedimento agendado.