quinta-feira, 13/06/2024
Servidores da Prefeitura lotam Hemosul para incentivar doação de sangue no Carnaval

Campo Grande, 18/02/2023 às 09:00

Os servidores da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio lotaram o Hemosul nesta sexta-feira (17) para incentivar a doação de sangue. É que em épocas como a do Carnaval, a população acaba se ausentando dos hemocentros e os estoques atingem níveis críticos.

Mais de 40 servidores da Sidagro confirmaram presença na ação e fizeram a doação voluntária. Um deles é o servidor Marcelo Sansacional, que deixa seu recado. “Eu trabalho há muitos anos inspirando as pessoas e hoje estou muito feliz por estar aqui e poder levar a folia da doação pra quem tanto precisa”, diz.

Em cada doação, uma pessoa pode doar até 450 ml de sangue, e essa única iniciativa pode salvar a vida de até quatro pessoas.

O secretário da Sidagro, Adelaido Vila, emenda e fala da importância do ato. “Doar sangue é um gesto de amor e a gente sabe o quanto o banco de sangue está precisando da nossa doação. A gente está aqui junto com a equipe da Prefeitura de Campo Grande, da Sidagro, para contribuir com a cidade nesta véspera do carnaval, vem você também fazer a sua doação”, enfatiza.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.