domingo, 21/04/2024
Segurança Pública realizará ação educativa e social nas aldeias indígenas de Dourados

Com o objetivo de levar atendimento social e educativo aos indígenas das aldeias Jaguapiru e região, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) vai promover em Dourados, entre os dias 20 e 24 de março, uma ação que visa oferecer aos moradores atendimento médico, palestras educativas e outros serviços, como a emissão do RG, garantindo a cidadania da população indígena.

Uma carreta da PRF (Polícia Rodoviária Federal), equipada com um auditório e estrutura de som e imagem, será o ponto focal da ação, servindo como apoio para palestras e outros serviços. Demais forças policiais, como a Polícia Militar, estarão presentes.

Conforme a programação inicial, os atendimentos serão realizados na Missão Caiuá e Escola Municipal Francisco Meireles, na Aldeia Jaguapiru. Um ônibus da prefeitura de Dourados fará o deslocamento de indígenas que estiverem nas proximidades.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a ação promove Mato Grosso do Sul no cenário nacional e mostra a importância da população indígena neste trabalho conjunto entre a Sejusp, PRF e as demais forças de segurança.  

“Essa ação da PRF e da Sejusp nas aldeias de Dourados busca promover, por meio de uma campanha educativa, a redução dos índices criminais, em especial a redução da violência contra mulher, contra crianças e adolescentes. Policiais civis, rodoviários e militares estarão presentes realizando palestras, oitivas e ações educativas, além de levar cidadania, com a emissão de cédulas de identidade e outros serviços”, afirmou o secretário.

Nesta ação serão oferecidos:  Curso de Formação de Brigada de Incêndio e Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, ambos do Corpo de Bombeiros Militar; atendimento da Delegacia da Mulher Itinerante, com registros de Boletins de Ocorrência e execução de oitivas; emissão da primeira via do RG, serviço oferecido pelo Instituto de Identificação da Coordenadoria Geral de Perícias (CGP); vacinação contra Covid e vacina Bivalente para crianças, oferecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES); e exposição de animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental (PMA).

Também estão na programação diversas palestras, entre elas do Promuse (Programa Mulher Segura) e do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), ambos programas da Polícia Militar. Para as crianças também haverá a exibição de curtas metragens no mini auditório da carreta.

“Liderada pela Sejusp, essa ação é um esforço integrado de diversos órgãos, do município de Dourados, do Governo Federal para aproximar a comunidade dos serviços estatais, mas de uma maneira geral, levando também mais segurança à região e impactando no bem estar da população indígena”, afirmou o secretário Executivo de Segurança Pública, coronel Wagner Ferreira da Silva.

Luciana Brazil, Sejusp