sexta-feira, 24/05/2024
Secretaria realiza oficinas para criar Centro de Inteligência e Estratégia da Saúde em MS

Em parceria com o Cieges (Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS) do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), a SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) realiza oficina voltada para a criação do Centro de Inteligência e Estratégia para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde (SUS) pela saúde estadual.

Segundo a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, as equipes da Saúde puderam se debruçar nos dois dias de realização, 27 e 28 de fevereiro, nos sistemas de informações e abrir novos diálogos entre os setores da Secretaria de Estado de Saúde.

“A criação deste Centro de Inteligência e Estratégia, baseado em evidências científicas, vai nos ajudar a tomar decisões importantes que interferirão diretamente na vida das pessoas, além de subsidiar as nossas equipes e o secretário de saúde. É uma ação estratégica para a Saúde estadual e que conta com o apoio do Cieges do Conass”, pontua Maymone.

Para o assessor técnico do Conass, Sandro Terabe, o Centro de Inteligência e Estratégia busca apoiar o trabalho dos gestores estaduais na construcao de informações e conhecimento por meio dos dados.

“Este trabalho continua o trabalho que já está sendo feito na secretaria, o que nós estamos ajudando aqui é na organização dos dados e das informações. Especificamente, a equipe do Mato Grosso do Sul já possui experiências exitosas e possuem um amadurecimento nestas discussões. Inclusive, algumas experiências exitosas existentes aqui poderemos compartilhá-la com outros estados onde vamos implantar estes Centros. Iniciamos no Rio Grande do Norte e agora em Mato Grosso do Sul, mas temos expectativas de criar uma rede com todos os estados do país”, destaca Terabe.

O Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS do Conass realiza oficinas com os estados para alinhar a percepção quanto às potencialidades com objetivo de facilitar o acesso das secretarias estaduais a um conjunto de dados e informações para subsidiar a tomada de decisão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e assim auxiliar no desenvolvimento de ações e serviços públicos de saúde e o fortalecimento do SUS.

Texto e foto: Rodson Lima, SES