Campo Grande-MS
terça-feira, 23/07/2024
Saúde leva vacinação a indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó em Dourados

Com objetivo de ampliar os índices de vacinação na população indígena de Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) participa da ação educativa que acontece nesta segunda-feira (20) e segue até sexta-feira (24) nas aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó, em Dourados. A ação é realizada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e as demais forças de segurança do Estado.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, a SES solicitou apoio do DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena em Mato Grosso do Sul) para fazer a busca ativa dos indígenas que ainda não se vacinaram. “Nós enviamos uma equipe de imunização até o local onde vamos ofertar a vacina da Pfizer Bivalente, considerando que o índice se encontra com cobertura vacinal baixa”.

Ação na Aldeia Jaguapiru

Além disto, outras ações serão realizadas dentro da programação. “Nós faremos junto a esta população orientações sobre a prevenção contra a Tuberculose e vamos oferecer na segunda-feira (20) e terça-feira (21) a vacinação antirrábica em cães, além de atividades de educação em saúde sobre leishmaniose, raiva e posse responsável”, destaca Larissa. O Núcleo Regional de Saúde de Dourados também participa desta ação.

Ação Educativa

A Ação acontece realizados nas proximidades da Escola Municipal Francisco Meireles e Missão Caiuá, na Aldeia Jaguapiru. Um ônibus da prefeitura de Dourados fará o deslocamento de indígenas que estiverem nas proximidades. Uma carreta da PRF, equipada com um auditório e estrutura de som e imagem, será o ponto focal da ação, servindo como apoio para os eventos.

Rodson Lima, SES

  • Campo Grande, 150 anos de História