A SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde) realiza nesta segunda-feira (27) a web aula “Dia Mundial do Rim” por meio da Plataforma Telessaúde MS. O evento inicia às 10 horas e tem como público-alvo os profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde).
Durante a transmissão serão abordados tópicos como a conscientização sobre o Dia Mundial do Rim, a importância do diagnóstico precoce e suas consequências quando tardio e as principais causas de disfunção renal e como evitá-las, o panorama nacional da situação da doença renal e a importância na identificação e manejo do paciente com lesão renal na APS.
A palestra será ministrada pelo médico do Núcleo de Telessaúde MS, Rodrigo Silva Grilo. O acesso à web aula pode ser feito através do link: http://telessaude.saude.ms.gov.br/forms/participe.
Dia Mundial do Rim
O ‘Dia Mundial do Rim’, foi estabelecido com o objetivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na inclusão de hábitos saudáveis. Em 2023, o tema da campanha é “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”, no que diz respeito aos desafios enfrentados pelos serviços de saúde nos últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19.
Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna e têm como principal função a retirada de resíduos e o excesso de água do organismo. A grande dificuldade está quando, por falta de prevenção, o paciente descobre o problema renal em fase avançada das lesões. A doença renal crônica é considerada a mais grave e consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins.
Como evitar a doença
Os fatores de risco às doenças renais estão diretamente ligados às condições de vida da pessoa e ao acesso aos serviços de saúde. Para evitar a doença renal, opte por bons hábitos como:
• Controle da glicemia e da pressão arterial;
• Mantenha uma alimentação saudável;
• Pratique exercícios físicos;
• Evite fumar.
Em caso de sintomas como a diminuição da produção de urina; retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés; sonolência, falta de ar; fadiga; náuseas e vômitos, procure um médico especialista.
Comunicação SES