quinta-feira, 13/06/2024
SAS realiza ação de regularização de famílias beneficiárias do Bolsa Família

Campo Grande, 24/03/2023 às 15:39

Com o objetivo de atender 1.740 famílias do Bolsa Família que se encontram situação irregular às condicionalidades sobre saúde e educação do Programa será realizada, nesta segunda-feira (27), em todos os 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a ação comunitária “Conversa com o Bolsa Família”. Durante toda a semana, os coordenadores das unidades entregaram material informativo e mobilizaram lideranças comunitárias em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), convidando as famílias de cada território a participarem da ação.

As ações começam às 8 horas, de forma simultânea em todos os Cras. As reuniões contarão com a presença de profissionais da Educação e da Saúde do município para esclarecer e explicar as condicionalidades às famílias.

De acordo com a gerente do Cadastro Único, Viviane Brandão, para receber o benefício, as famílias precisam cumprir requisitos exigidos nas áreas de Educação e Saúde, como a realização de pré-natal, cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação e o acompanhamento do estado nutricional para crianças de até 7 anos incompletos. Já na área da Educação, é preciso apresentar frequência escolar mínima de 60% para beneficiários de 4 a 6 anos de idade incompletos e 75% para os beneficiários de 6 anos a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.

“Nosso intuito é informar e orientar os usuários para que eles não percam o benefício. Antes da pandemia a SAS realizava essas orientações por meio de outras ações, mas com a pandemia, as condicionalidades do Programa foram suspensas e nós também não podíamos fazer ações presenciais devido às regras de isolamento. Agora estamos retomando essas atividades, uma vez que as condicionalidades também voltaram a ser exigidas”, pontuou a gerente.

A próxima edição do “Conversa com o Bolsa Família” vai acontecer no dia 31 de maio. A ação será concluída em novembro.

O que é

O Cadastro Único é um instrumento de coleta, processamento, sistematização e disseminação de informações, com a finalidade de realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda que residem no território nacional.

Por ser utilizado pelo Programa Bolsa Família, o CadÚnico fortaleceu-se, ampliou o número de famílias cadastradas e suas informações ganharam mais qualidade. Atualmente, o Programa atende 13,6 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros e em Campo Grande aproximadamente 63 mil famílias.