Campo Grande-MS
terça-feira, 23/07/2024
SAS leva atendimento do Cadastro Único para ação da Semana do Consumidor na sede do Procon

Campo Grande, 15/03/2023 às 14:29

Alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a população que está buscando os serviços oferecidos pelo Procon municipal durante a Semana do Consumidor terão a oportunidade, até sexta-feira (17), de realizar a inscrição e/ou a atualização do Cadastro Único sem precisar ir até uma unidade de Cras ou na Central do Cadastro Único, que funciona na sede da SAS, no bairro Amambaí.

Para facilitar o acesso aos serviços, equipes da SAS estão no bloco central da UFMS e também na sede do Procon, na Avenida Afonso Pena, 3.128. Na universidade, os técnicos do Cadastro Único estão oferecendo aos estudantes universitários, assistência estudantil com benefícios do governo federal. A parceria com a UFMS acontece desde o ano passado, onde foram atendidos cerca de 100 estudantes. São diversos benefícios oferecidos ao público acadêmico, como desconto no restaurante universitário, auxílio para viagens interestaduais, auxílio moradia e auxílio permanência, que ajuda nas despesas do estudante que precisa residir na Capital para frequentar a universidade.

Neste ano, até o momento, 269 alunos já foram atendidos com orientações e cadastros. Para participar de programas ofertados pela UFMS através do governo federal, é necessário apresentar CPF de todos que residem na mesma casa, uma conta de luz atualizada e demais documentos pessoais dos moradores que participam dos critérios de acesso aos programas sociais do Governo Federal, com a apresentação do NIS (Número de Identificação Social).

A universitária Ana Luzia Temponi, de 22 anos, veio de Jales, interior do estado de São Paulo, e está cursando o último ano de Veterinária. A jovem enalteceu os benefícios do Cadastro Único para o estudante que não consegue trabalhar. “Me ajuda muito desde o primeiro ano de faculdade. Quando preciso de transporte para viajar para minha cidade utilizo o ID Jovem (Identidade Jovem). Também tenho acesso ao RU (Restaurante Universitário) porque meu curso é em período integral e preciso realizar minhas refeições na faculdade. Agora estou atualizando meu Cadastro e estou tentando reduzir a conta de energia, os benefícios são essenciais para o estudante que não possui renda”, disse a jovem.

O universitário João Matheus Ferreira, de 22 anos, que cursa o quarto ano de Engenharia de Alimentos, enfatiza que através do Cadastro Único já conquistou benefícios relevantes para que  possa concluir a sua graduação. “É muito importante para nós. Atualmente eu estou utilizando o Auxílio Permanência, que consiste em uma ajuda de custo mensal, porém, na época da pandemia utilizei outros auxílios, como para acessar a Internet e Alimentação, que foram decisivos para minha permanência na faculdade”, afirmou.

Atualmente em Campo Grande o Cadastro Único conta com mais de 188 mil famílias cadastradas e entre elas, 61.055 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. O acesso e permanência nos programas sociais ocorrem mediante a atualização do Cadastro Único a cada dois anos.

Ampliação

Já no Procon, a SAS está participando da “Semana do Consumidor”, que está levando diversos serviços para a população. A Rede de Assistência Social do município está disponibilizando atendimentos do Cadastro Único com orientações quanto aos programas sociais, inclusão e atualização cadastral.

A dona de casa Sueli Fernandes, de 60 anos, aproveitou para regularizar as pendências e otimizar o tempo. “Essa iniciativa foi excelente, já fiz tudo que tinha para fazer e aproveitei para atualizar meu Cadastro Único. Estou tentando o meu benefício do Bolsa Família, fui muito bem atendida pela SAS”, ressaltou a idosa.

A semana do Consumidor no Procon Municipal termina na sexta-feira, disponibilizando diversos serviços, como telefonia, energia, águas e outros. A secretária-adjunta de Assistência Social, Inês Mongenot, ressalta a importância das ações que levam o serviço de Cadastro Único e favorecem a população. “A SAS está sempre trabalhando junto a diversos parceiros para ampliar o atendimento à população, por isso ações desse tipo são importantes porque facilita o acesso da pessoa que não pode se deslocar até um Cras ou na nossa Central”, disse.

Serviço

Os atendimentos começam às 08h00 e encerram às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 3128 – Centro.

  • Campo Grande, 150 anos de História