quarta-feira, 24/04/2024
Revitalização de unidade de saúde no Jockey Club beneficia mais de 15 mil pessoas
Foto: Karine Matos

Campo Grande, 11/04/2023 às 10:29

Nesta terça-feira (11), a  Prefeitura Municipal de Campo Grande entregou a revitalização de mais uma unidade de saúde, desta vez no Bairro Jockey Club. A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Jorge David Nasser é responsável pelo atendimento de aproximadamente 15 mil pessoas da região.

“É muito gratificante podermos proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento à população.  Os desafios são enormes e há muito ainda a ser feito, mas tenham certeza que estamos trabalhando de maneira incansável para poder dar uma Saúde de melhor qualidade aos campo-grandenses”, destaca a prefeita Adriane Lopes.

É a terceira revitalização de unidade de saúde entregue somente este ano.  As melhorias já foram executadas nas USFs Aero Rancho IV e Arnaldo Estevão de Figueiredo.

“Assim como as demais obras, esta tem como objetivo a melhoria no atendimento à população, e proporcionar uma melhor infraestrutura com reparo de problemas crônicos. Quero agradecer as nossas equipes que estão se dedicando diariamente nesta missão  “, diz o secretário Dr. Sandro Benites.

Na revitalização foram contempladas correções estruturais, entre elas destacam-se: ventilação; pintura interna e externa; troca da cobertura; correção pontos de infiltração; troca do sistemas de calhas; troca do forro da recepção; instalação de novos equipamentos de ar condicionado; revisão elétrica, hidráulica e modernização da fachada.

A conclusão da revitalização da unidade proporciona melhorias na ambiência e no layout dos seguintes ambientes: recepção, sala de vacinação, serviço social, copa, almoxarifado, sala de agentes comunitários, sala de pré e pós consulta, sala de procedimentos, consultórios para atendimento médico e atendimento da equipe multidisciplinar, consultório odontológico, consultório farmacêutico, depósito de material de limpeza (DML), sala para central de material e esterilização, sala de curativos, sanitários e sala de múltiplo uso.

Atualmente a USF Jockey Club  é composta por três Equipes de Saúde da Família e uma Equipe de Saúde Bucal, que compreende os seguintes profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias,  odontólogo, auxiliar de saúde bucal, assistente social,  servidores administrativos e gerente da unidade.

Outros investimentos 

Na projeção de investimentos e melhorias para a área da saúde estão previstas ainda a reforma e revitalização das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A  reforma da UPA Vila Almeida já foi iniciada e os trabalhos devem ser concluídos até o fim do ano. 

Desde 2017, onze unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas.