terça-feira, 28/05/2024
Reitor da UEMS é reeleito; resultado foi divulgado nesta quarta-feira

A Comissão Eleitoral divulgou nesta quarta-feira (7) os números da eleição de 2023 para a escolha da Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Os candidatos Laércio Alves de Carvalho (Reitor) e Luciana Ferreira da Silva (Vice-reitora), da Chapa “UEMS Transforma +”, receberam a aprovação entre os votantes que compareceram de: 91,25% dos docentes; 88,33% dos técnicos administrativos; e 94,33 % dos alunos.

A votação foi realizada na segunda-feira (5) nas 15 unidades universitárias e nos 13 polos de educação a distância da UAB/UEMS. 

Laércio de Carvalho foi eleito em primeiro turno nas eleições de 2019 e em 2023 foi reeleito para gerir a Universidade no quadriênio 2023 a 2027.

O reitor reeleito, Laércio Alves de Carvalho, agradece o apoio da comunidade acadêmica, aos que  puderam comparecer, aos que não puderam, aqueles que participaram de toda a construção da Universidade até hoje, principalmente, nos últimos quatro anos, ao lado da profª. Celi Corrêa Neres, e nesta nova proposta para os próximos quatro anos juntamente com a professora Luciana.

“Será uma honra muito grande continuar a frente da universidade, representando essa Universidade junto com a professora Luciana, trabalhando em prol de uma Universidade mais informatizada, digital, buscando a sua sustentabilidade ancorada nas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  – ONU). Bem como uma Universidade com maior política de valorização de servidores, com a maior inserção na sociedade buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do Estado e também um programa forte de inclusão e de permanência dos nossos acadêmicos. Isso tudo com o apoio do nosso Governo do Estado, da bancada estadual, da bancada federal, de todos os prefeitos e vereadores que nos apoiam e outras instituições. Sem dúvida serão quatro anos de muito trabalho, de muita responsabilidade e de muita motivação”, ressalta o reitor da UEMS.

A vice-reitora eleita da UEMS, Luciana Ferreira da Silva, que atuou por dez anos como Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, destaca que estar agora compondo a chapa com o professor Laércio na vice-reitoria é um dos maiores desafios de sua vida. “Eu me sinto muito preparada pelos anos de trabalho com a gestão, pela confiança que eu tenho na equipe e pela parceria da comunidade acadêmica. Então eu acredito que nós temos condições de avançar na profissionalização, no planejamento, na consolidação dos resultados que nós produzimos, na gestão estratégica de forma que possamos integrar as nossas ações para que possamos avançar no processo de informatização da Universidade e que a gente alcance a nossa missão institucional que é levar ensino de educação superior de qualidade para o interior desse Estado. Então eu estou muito feliz com essa nova fase, muito otimista e muito motivado para que avancemos e tenhamos conquistas importantes que nós apresentamos no nosso plano de gestão”, enfatiza.

As urnas foram abertas e conferidas pela mesa apuradora, composta por seis membros. Após a conferência, as cédulas foram separadas em três categorias de eleitores (docentes, técnicos administrativos e discentes) e, na sequência, os votos foram contabilizados.

UEMS