Campo Grande-MS
sexta-feira, 4/10/2024
Programa fortalece língua inglesa na rede municipal de ensino aos alunos do 6º ao 9º ano 

Campo Grande, 20/03/2023 às 11:30

A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), implementou o Programa global Skills for Prosperity, para fortalecer a língua inglesa dentro das salas de aulas, aos alunos do 6º ao 9º ano. O lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), no auditório Lúdio Martins Coelho, na Semed, e contou com a participação de professores de inglês, diretores e coordenadores da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Em parceria com a Embaixada Britânica, o programa foi pensado para potencializar o ensino de língua inglesa nas escolas públicas.  Quem explica sobre a parceria é a líder do programa, licenciada em Letras e professora de Língua Inglesa, Janiele de Paula.

Durante a explanação, ela contou que estava cansada de ter livros de inglês com ilustrações de outros países. “Por isso, o nosso material é brasileiro, com ilustração de vatapá, água de coco. O professor tem um curso autoinstrucional também para conhecer o material antes de trabalhá-lo e os livros têm QR Code, para o aluno acessar os conteúdos também de casa”.

Janiele explicou ainda que o programa serve para democratizar o acesso à língua inglesa. “O programa é desenvolvido em nove países e, no Brasil, encontramos a realidade de que apenas 5% da população fala a língua inglesa. Com isso, vimos a oportunidade, na grade curricular, por ser um componente obrigatório de viabilizar o Skills for Prosperity”.

Segundo a prefeita Adriane Lopes, a implementação do programa marca um novo tempo na Reme. “O futuro é agora. A Rota Bioceânica estará pronta em um ano e meio, mas já vivemos esse tempo e estamos avançando para um projeto de internacionalização em Campo Grande”.

Adriane afirmou ainda que, para tudo isso acontecer, é preciso começar na educação. “Vamos trazer a língua universal para que nossas crianças estejam preparadas para o futuro da nossa cidade. A educação é fundamental para que a gente comece a vivenciar esse novo tempo. Essas rotas colocam Campo Grande no centro e vão ligar nossa Capital aos países da Ásia e América do Norte”.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Lucas Henrique Bittencourt, o programa vai intensificar ainda mais o desenvolvimento da língua inglesa na sala de aula. “Vamos fortalecer a formação do professor e a forma de ensinar a língua inglesa com o intuito de envolver o aluno, para que ele tenha esse gosto de aprender a língua. A escola é o centro do processo de aprendizagem”.

Patrick Vieira de Souza é professor de inglês na Escola Municipal Aldo de Queiroz. “Os alunos se interessam pela língua inglesa e até pedem aulas extras. O programa é interessante e ótimo para aproximar esses alunos que querem aprender uma nova língua”.

Segundo a coordenadora da Escola Municipal Gonçalina Faustina de Oliveira, Letícia Paim, alunos do 8º e 9º ano querem aulas de reforço para aprenderem mais a língua inglesa. “Esse programa vem para fortalecer essa vontade dos alunos de aprender. É um projeto muito interessante que veio para somar”.

Material didático

O programa é composto de materiais didáticos para as turmas de 6° ao 9° ano, e oferta três tipos de formação aos professores. Sendo elas:

– Inglês geral: tem como objetivo que o docente aperfeiçoe o uso da língua inglesa;

– Inglês para sala de aula: é voltado para que o docente aperfeiçoe o uso de expressões que podem ser utilizadas em sala de aula;

– Xperience: formação dedicada para que os professores compreendam o material didático Xperience, que pode ser utilizado de forma digital ou impressa. A formação perpassa os tópicos: concepções de ensino de língua inglesa, planejamento e avaliações.

Programa

O Skills for Prosperity, em tradução livre, é Habilidades para Prosperidade, uma iniciativa global do governo do Reino Unido implementada em nove países: Brasil, México, Egito, Nigéria, Quênia, África do Sul, Filipinas, Malásia e Indonésia. Assim, o programa apoia o crescimento econômico e a redução da pobreza, proporcionando a jovens e a grupos em desvantagem o acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.