sábado, 13/04/2024
Profissionais da assistência social de MS iniciam capacitação a partir do dia 27

Por meio de uma parceria entre Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o Governo do Estado deve capacitar 1,9 mil profissionais da assistência social, com a primeira turma a partir do próximo dia 27. As informações foram disponibilizadas durante a abertura do ciclo de capacitações, realizada na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, nesta semana, que contou ainda com aula magna da professora doutora, Denise Collin.

Os cursos são voltados para trabalhadores ligados à gestão municipal das 79 cidades de Mato Grosso do Sul. São 15 opções ao todo, como por exemplo, na modalidade a distância, ‘Trabalho Social com Famílias’, ‘Educação com Direitos Humanos e Conselho Tutelar’, e ‘Atendimento ao Público ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social)’. Já a modalidade presencial tem ofertas como o ‘Vigilância Socioassistencial: Territórios de Vida e Vividos’, ‘Supervisão Técnica no SUAS/Educação Permanente’ e ‘Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais de Assistência Social’.

Os cursos presencias têm as vagas voltadas e divididas por municípios. Os oferecidos a distância são de livre demanda e devem começar no mês de maio. Todos são ofertados gratuitamente. Ainda fruto de parceria com a UEMS, uma pós-graduação lato sensu “Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com Ênfase em Vigilância Socioassistencial e Supervisão Técnica” está em andamento, atendendo trabalhadores efetivos nas esferas municipais e estadual do SUAS em MS.

Aula magna

Ministrada pela professora doutora, Denise Collin, a aula magna de abertura abordou assuntos relacionados aos povos originários e comunidades tradicionais. “O trabalho de formação envolve o conteúdo em si, mas o que ele precisa é da extensão. Ele precisa dessa aliança com os profissionais que estão na ponta, que estão fazendo a implementação da política de assistência social. É uma via de mão dupla. O evento de hoje permite unir a realidade e o saber, um repensar constante da implementação da política pública”, disse Denise.

A professora explicou ainda que profissionais capacitados refletem na qualidade de atendimento aos usuários do SUAS, no acolhimento e na resolução de demandas. Garantido ainda o acesso e a defesa de direitos. “As pessoas veem que a formação preparou esses profissionais”, pontuou.

Na ocasião, a Sead foi representada pela secretária-executiva de Assistência Social da pasta, Elisa Cleia Nobre. A professora doutora, Celi Neres, vice-reitora da UEMS também prestigiou a aula magna, representando a instituição. Trabalhadores do SUAS, cursistas, coordenadores e superintendes da Sead também acompanharam o evento, transmitido pela página da secretária no Facebook e que pode ser revisto neste link.

Aula magna de abertura de capacitação de profissionais da assistência social – Foto Monique Alves-Sead

Leomar Alves Rosa, Sead

Fotos: Monique Alves