terça-feira, 28/05/2024
Pro Fertiliza MS reabre e agricultores familiares podem solicitar frete de calcário

O Pro Fertiliza MS reabriu para novas solicitações de transporte de calcário. O programa atende os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul concedendo o frete do insumo essencial para manter a produtividade, pois reduz a acidez do solo, estimula o crescimento das raízes, aumenta a disponibilidade de fósforo e reduz os níveis de alumínio e manganês, que são tóxicos para as plantas.

Para acessar o benefício, basta procurar um dos escritórios da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) nos municípios do Estado e preencher um formulário de proposta.

Os extensionistas farão uma triagem para checar se os produtores se enquadram nas regras do programa. Em seguida, organizarão os interessados em grupos, já que é inviável transportar pequenas quantidades de calcário para atender a apenas uma pequena propriedade rural, por exemplo.  O montante será depositado em um único ponto e cada solicitante é responsável por buscar a sua parte, levar até a propriedade e fazer a aplicação.

Resultados

De outubro (quando teve início) até dezembro de 2022, o Pro Fertiliza MS transportou 3.494 toneladas de calcário para 356 agricultores familiares sul-mato-grossenses. Esse montante equivale a uma carga diária de 38 toneladas do produto nos dois primeiros meses de operação do programa.

Naquele ano, foram atendidas propriedades em 26 cidades do Estado. Os caminhões que levaram todos esses produtos rodaram um total de 35.302 quilômetros pelas estradas sul-mato-grossenses. As empresas que venceram a licitação para executar o serviço receberam da Agraer total de R$ 792.149,00.

Ricardo Campos Jr, Agraer

Foto: arquivo