terça-feira, 28/05/2024
Prefeitura realiza WorkShop de Combate ao Feminicídio na Casa da Mulher Brasileira

Campo Grande, 06/06/2023 às 08:23

Reforçando as ações de combate ao feminicidio, a Prefeitura de Campo Grande por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), realizada nesta terça-feira (6), o WorkShop “Combate ao Feminicío – uma luta que também é sua”, alusivo à Semana Estadual de Combate ao Feminicídio.

O evento, voltado às lideranças comunitárias, acontece às 14h no auditório da Casa da Mulher Brasileira e será ministrado pela Promotora de Justiça do Tribunal do Júri de Campo Grande, Luciana Rabelo.

Lei nº 5.202, de 30 de maio de 2018, instituiu no calendário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul o dia 1º de Junho, como “Dia  Estadual  de Combate ao Feminicídio”, iniciando a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”.

A data lembra a morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em 1º de junho de 2015 e tida como o primeiro caso de feminicídio registrado no Estado, após a vigência da Lei 13.104/2015, conhecida como Lei do Feminicidio que torna o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos.

Feminicídio é o assassinato marcado pela desigualdade de gênero. Ele ocorre quando a vítima é mulher e quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher.