domingo, 16/06/2024
Prefeitura passa a disponibilizar diariamente atendimento médico-veterinário itinerante

Campo Grande, 13/07/2023 às 08:46

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), passou a disponibilizar, a partir deste mês de julho, atendimento médico-veterinário itinerante todos os dias, para ONGs e protetores independentes. O programa atende tutores que possuem mais de 15 animais sob seus cuidados.

Edvaldo Sales, veterinário-chefe da Subea, explica que a novidade surgiu da alta demanda das ongs e protetores por atendimento itinerante e que foi possível atender após remodelação nas equipes de veterinários. “Anteriormente, o programa era exclusivo às quartas-feiras, mas com a grande quantidade de atendimento solicitado, o programa cresceu bastante, e buscamos uma maneira de dar maior celeridade para os atendimentos a essas pessoas que se dedicam tanto a causa animal na nossa cidade”, ressalta.

É o caso da dona Meire Aquino, que há 18 anos cuida de gatos abandonados e, hoje, possui 40 em sua casa. “O programa é muito bom, porque eu não tenho como levar tantos animais até a unidade. E a equipe que veio foi tão amorosa com meus gatos”, declara.

Com aproximadamente 122 animais, entre cães e gatos, a protetora Sonia Marly destaca a importância do programa. “É necessária essa visita nas casas das protetoras, para eles (veterinários) verem as condições em que os animais vivem e garantirem que eles continuem saudáveis”.

Conforme Edvaldo, durante as visitas, caso o tutor tenha algum animal para ser castrado, ele é avaliado e microchipado e, após lançado no sistema, é enviado o endereço, data e hora do procedimento na clínica mais próxima da casa da tutora. “Nós continuamos incentivando a castração, que é a melhor maneira de diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas da Capital”.

O veterinário explica também que as quartas-feiras, os atendimentos no prédio da Subea continuam exclusivos para ONGs e protetores cadastrados na subsecretaria. “Nesse dia, eles podem trazer mais de um animal para avaliação de castração”.

Programa

O programa Subea Itinerante, somente nesse primeiro semestre, já atendeu mais de 5 mil animais. Durante a ação, são levados todos os serviços oferecidos na unidade básica como consulta, vermifugação, controle de pulgas e carrapatos, microchipagem, vacinação antirrábica e polivalente, ficando a critério do médico-veterinário os procedimentos que serão realizados.

Para solicitar o programa Subea Itinerante, o interessado deve ligar no número 2020-1397.

A subsecretaria informa ainda que, mesmo com o novo formato de atendimento itinerante, os atendimentos na unidade não sofreram alterações. São disponibilizadas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e 15 no período da tarde, a partir das 13h. O tutor interessado pode levar seu animal para passar pelos serviços oferecidos pela pasta.