quinta-feira, 13/06/2024
Prefeitura inaugura Telecentros para democratizar acesso a capacitações no formato EAD

Campo Grande, 12/07/2023 às 21:17

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), lançou nesta quarta-feira (12) o Projeto Telecentro no Meu Bairro, iniciativa que consiste em promover inclusão digital, oferecendo espaços físicos equipados com computadores e acesso à internet para os alunos matriculados nos 79 cursos de capacitação oferecidos pela plataforma de ensino a distância Juventude na Rota.

Localizados na Associação de Moradores do Bairro Coophavila II, na Avenida Marinha, 725; na Associação de Moradores do Bairro Coophatrabalho, na Avenida Florestal, 847; e na Associação de Moradores do Residencial Maria Aparecida Pedrossian, três polos já começaram a operar, cada um com capacidade para atender até 300 pessoas. Os horários de funcionamento estão atrelados ao período de atendimento das Associações onde estão instalados.

O funcionamento efetivo dos Telecentros nos bairros oferecerá aos alunos, de maneira totalmente gratuita, a estrutura necessária para que acessem ao conteúdo da plataforma de ensino a distância do Projeto Juventude na Rota, cumprindo todos os requisitos e prazos estipulados para conclusão do curso e, assim, receber o certificado.

“Garantir aos nossos jovens o acesso à tecnologia, ao desenvolvimento social, econômico, político e a qualificação para novas oportunidades, é primordial para nossa gestão. Oferecer cursos em plataformas digitais é um avanço, porém, não podemos nos esquecer daqueles que não têm um computador, ou um celular com acesso à internet e, por isso, mais uma vez, decentralizamos e democratizamos o acesso aos serviços oferecidos, para que o maior número possível de pessoas possa ser beneficiado”, disse a prefeita Adriane Lopes.

De acordo com a Sejuv, até o final do mês de agosto serão 10 polos em toda a cidade. Para atender os bairros que ainda não possuem pontos fixos, 20 notebooks foram adquiridos e unidades móveis serão montadas a fim de que as capacitações também sejam oferecidas nessas comunidades, em parceria com associações de moradores, clubes de mães e similares.

A pedagoga Margareth Flores (46) é moradora do Coophavilla 2 e se inscreveu para o curso de Midias Sociais. Ela conta que faz parte de um grupo voltado ao empreendedorismo feminino na região e que decidiu se capacitar para obter melhores resultados.

“Fiquei sabendo do curso através da Associação. No grupo de empreendedorismo são mais de 100 mulheres engajadas na causa. E, como sou responsável por desenvolver essa parte de comunicação nas redes sociais, o curso vai me ajudar bastante na produção de conteúdo mais relevante e, consequentemente, potencializar nosso negócio. A prefeitura está de parabéns por trazer esses cursos até os bairros, capacitando os jovens para o mercado de trabalho e nos dando a chance de descobrir novas aptidões, para seguir um novo ramo de atuação ou complemento de renda”.

Conforme explica o secretário da Sejuv, Maicon Nogueira, 80% dos cursos oferecidos podem ser feitos de maneira remota, utilizando até mesmo o próprio celular. “O Telecentro no Meu Bairro é um projeto volta à inclusão, um auxílio para quem não tem acesso às tecnologias, pensado para quem não tem um celular ou um computador com conexão à internet. Mas,  aquele que quiser e puder fazer as atividades de casa, no horário que quiser, pode também. Essa é uma das ideias do Juventude na Rota, oportunizar capacitação da maneira mais flexível possível”, frisou.

Formato de ensino que permite ao estudante Gabriel Queiroz dar início às aulas de robótica. “Acho muito legal essa iniciativa de oferecerem cursos que a gente pode fazer em casa. Às vezes, a gente não tem condições de pegar um ônibus e até pela correria do dia a dia, poder fazer no conforto de casa, nos horários que melhor se encaixam na nossa rotina. Esse formato de curso é maravilhoso”.

“É uma excelente oportunidade, sem dúvida. Quero abrir minha loja e a bagagem que vou adquirir durante a capacitação será de extrema importância nas tomadas de decisões, estruturação e administração do meu projeto”, disse Ana Cláudia, aluna do curso de empreendedorismo.

Juventude na Rota

A Prefeitura, por meio de parceria firmada entre as secretarias municipais da Juventude (Sejuv) e da Educação (Semed) e a Microcamp Educação Tecnológica, vai oferecer gratuitamente 79 cursos on-line para a população, através do programa.

Através de acordo firmado com o executivo da Capital, a Microcamp cederá por dez meses, vouchers de cursos on-line, que se fossem pagos, custariam R$ 1,9 milhão. Ao todo serão oferecidas 10 mil vagas para capacitações EAD numa plataforma com 1.600 horas/aula.

Os cursos serão ofertados também aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme), que tenham idade a partir dos quinze anos. Servidores da Semed (Secretaria Municipal de Educação) é outro público que poderá ter acesso à plataforma para a qualificação on-line.

Para se inscrever no “Juventude na Rota” e usufruir da estrutura oferecida pelos Telecentros, o interessado deve procurar o polo mais próximo ou realizar cadastro presencialmente na Sejuv, localizada na Rua 25 de Dezembro, 924, no Jardim dos Estados, no 3º andar do Edifício Marrakech, das 8h às 17h. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelos telefones (67) 3314-3577 ou (67) 99287-2008.