domingo, 16/06/2024
Prefeitura inaugura brinquedoteca em CRAS e fortalece atividades socioeducativas

Campo Grande, 17/02/2023 às 11:30

Um espaço colorido em um ambiente divertido, repleto de jogos e brinquedos que estimulam o desenvolvimento psicopedagógico e o fortalecimento de vínculos. Este é o cenário que o projeto Casa do Brincar vai propiciar a partir desta sexta-feira (17), às crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertado pela Rede Municipal de Assistência Social por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Fruto da parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), o projeto visa equipar os Cras com um Kit Brinquedoteca, que tem o objetivo de possibilitar um melhor atendimento às famílias e crianças de zero a seis anos que frequentam o SCFV das unidades, criando um espaço lúdico que contribua para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

A primeira brinquedoteca foi inaugurada nesta sexta-feira no Cras Albino Coimbra (Jardim Aeroporto) com a presença do secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, da secretária executiva da Sead, Elisa Cleia Nobre, superintendentes e profissionais da SAS e do Cras, além da comunidade da região.

O secretário José Mário Antunes falou sobre a importância de utilizar técnicas lúdicas para o desenvolvimento da criança. “Esse espaço traz para a criança a oportunidade de viver a infância, por isso as equipes dos Cras estão aqui, para dar esse apoio no contraturno escolar, para ajudar as crianças a ter experiências que contribuam com o amadurecimento delas”, frisou.

Já a secretária executiva da Sead, Elisa Nobre, disse que a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado é importante porque fortalece o atendimento à comunidade. “Esse repasse que fazemos do Fundo Estadual para o município propicia iniciativas como essa e auxilia nos atendimentos do Cras e Creas. É um privilégio muito grande ver que nosso dinheiro está sendo bem empregado, contribuindo com o desenvolvimento dessas crianças”, destacou.

Segundo o superintendente de Proteção Social Básica, Artêmio Versoza, o projeto busca potencializar as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e está em consonância com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e a Política Nacional de Assistência Social.

“A finalidade é assegurar o convívio familiar, comunitário e o desenvolvimento das relações de afetividade e sociabilidade, além de valorizar a cultura das famílias e comunidades locais, prevenindo situações de vulnerabilidade social e econômica”, ressaltou. Ele ainda explica que a prefeitura de Campo Grande foi selecionada para receber os kits por meio de dados técnicos e o quantitativo de CRAS, que foram avaliados mediante o Relatório Mensal de Atendimentos, além da execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de zero a seis anos e o Índice de Desenvolvimento do CRAS – ID CRAS.

Diversão e educação

A coordenadora da unidade, Ângela Ferreira, destacou que a brinquedoteca irá subsidiar os atendimentos ofertados por intermédio dos CRAS, sendo um recurso essencial de trabalho para as equipes técnicas.

“O projeto veio agregar ao nosso cotidiano porque vai atender os pais e crianças que vêm à nossa unidade a cada 15 dias para um trabalho de fortalecimento de vínculos. É nesse momento que os educadores utilizarão o kit realizando atividades lúdicas”, explicou.

A professora de Artes, Marcia Santos aprovou o novo espaço e acredita que vai contribuir com a aprendizagem do filho Ismael, 11 anos, que frequenta toda semana as atividades do Cras. “Ele adora os passeios e as aulas de capoeira e agora essa sala será um complemento importante nas atividades porque vai ajudar na criatividade e desenvoltura social”, disse.

Mesmo com a chuva, os irmãos Kauã, 11, e Gabriel, 9, fizeram questão de conhecer a brinquedoteca. Sem perder tempo, eles conferiram os brinquedos e aprovaram o material. Os dois já aguardam ansiosos o primeiro dia de atividades.

Os próximos Cras a receberem o kit brinquedoteca são Guanandi, Canguru, Jardim Moema, Nossa Senhora Aparecida, Vila Nasser, São Conrado, Los Angeles, Moreninha II, Popular e Aero Rancho. Os kits contam com livros, blocos e quebra-cabeças educativos, jogos de boliche, móveis de plástico, barraca infantil, teatro de fantoches, carrinhos de madeira, kit de instrumento musicais, além de diversos jogos didáticos e tapetes em EVA para auxiliar nas atividades dos bebês.