sábado, 15/06/2024
Prefeitura capacita servidores para otimizar processos na Semadur

Campo Grande, 03/03/2023 às 09:43

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), iniciou o mês de março com a segunda edição do “Programa de Capacitação Semadur, Qualificar para otimizar os processos”. Desta vez a temática apresentada foi sobre o Alvará Imediato e contou com a participação de mais de 200 profissionais. O Alvará Imediato foi sancionado por meio da Lei Complementar n. 361.

Para a arquiteta e urbanista, Márcia Xavier Espíndola, essas capacitações presenciais ofertadas pela Secretaria são de suma importância na questão dos esclarecimentos das dúvidas dos profissionais “A Semadur já disponibiliza os atendimentos individuais agendados, porém, estas palestras auxiliam no esclarecimento das nossas dúvidas no geral e das dúvidas dos nossos clientes. Além de todos os envolvidos terem a mesma interpretação da legislação. Eu indico que os profissionais participem para construirmos essa sintonia de trabalho com o município. E atendermos os nossos clientes da melhor forma possível”.

O arquiteto e coordenador de Projetos e Sistemas de Licenciamento Digital da Semadur, João Augusto Albuquerque, apresentou a palestra e destacou que o objetivo dessas capacitações é apresentar aos profissionais as funcionalidades do sistema para que o mesmo possa ser utilizado em sua plenitude “A ideia do Programa é emitir um Alvará de Construção em 24 horas. Se isso não acontece é porque algo está errado, e às vezes pode nem ser durante o processo e sim antes, não saber qual prancha utilizar, não saber qual o Artigo da legislação. Então esta palestra visa fazer esse refinamento para quando o profissional der entrada no processo ele realmente consiga emitir o Alvará em 24 horas”.

Para o primeiro vice-presidente do CREA/MS, Márcio Basso, essas ações auxiliam e facilitam a rotina dos profissionais da engenharia e arquitetura, o que resulta em agilidade na emissão dos documentos “Parabenizamos a iniciativa dessa série de capacitações para qualificar os profissionais e consequentemente utilizarem também de tecnologia tão essencial e presente nos dias de hoje nos serviços oferecidos pela secretaria. Reforço aqui que o CREA/MS é um parceiro e incentivador de ações com essas”.

A arquiteta e urbanista recém-formada, Renata Sales, contou que já participou das duas capacitações oferecidas neste ano pela Semadur e tem aprendido dinâmicas e procedimentos práticos que não são ensinados na universidade “Me formei recentemente, então eu acho que essas capacitações são importantes para ganhar o conhecimento, experiência. Que os analistas da Semadur podem informar diretamente para os profissionais agrega muito. Aqui eu consigo tirar as dúvidas e ter mais embasamento da prática. Auxiliando a ter mais autoridade no assunto na hora de conversar com o cliente sobre o projeto “.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, adiantou que a pasta está em tratativas com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) para a atualização e modernização das ferramentas, consolidando em um único sistema os programas Agenda, Aprovação Digital e Alvará Imediato.