quinta-feira, 13/06/2024
Prefeitura capacita mais de 80 jovens em cursos de auxiliar de RH e Noções Básicas de Espanhol
Foto: Roberto Ajala

Campo Grande, 19/03/2023 às 08:00

A Prefeitura de Campo Grande entregou no final da tarde desta sexta-feira (17), 83 certificados para jovens e adultos que fizeram curso de capacitação em cursos de Auxiliar de Recursos Humanos (RH) e Noções Básicas de Espanhol, promovido pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv). A entrega dos certificados aconteceu no Teatro do Paço Municipal.

“São mais de 80 jovens que saem daqui capacitados e prontos para angariar alguma vaga de trabalho com habilidades específicas, como de auxiliar de RH e conhecimentos básicos com o idioma espanhol. Nossa ideia é essa mesmo, levar cada vez mais cursos de capacitação para nossos jovens de todas as sete regiões de Campo Grande, e assim, promover o que é lema dessa gestão e da prefeita Adriane Lopes, a Capital de Oportunidades”, apontou Wilton Celeste Candelário, secretário municipal da Sejuv.

Para a professora que ministrou o curso de espanhol para a turma certificada nesta tarde, Lucélia Santos, as noções básicas do espanhol podem ajudar os alunos a buscarem trabalho principalmente no setor hoteleiro de Campo Grande. “Nossa Capital tem atraído olhares de muitos ‘hermanos’ vizinhos, frequentemente vemos notícias de empresários e empreendedores buscando oportunidades por aqui, o que movimenta esse setor de hospedagens. E com isso, com certeza é preciso de colaboradores que tenham noções básicas do idioma”.

Os cursos promovidos pela Sejuv são principalmente voltados para o público jovem, mas nem por isso é fechado para outras faixas etárias. Kátia Evangelista tem 43 anos e também participou das aulas do curso básico de Espanhol com a finalidade de se qualificar para o mercado.

“Vi anúncios dos cursos e resolvi checar se poderia faze-los mesmo com minha idade. Deu certo e o primeiro que fiz foi de auxiliar de RH. Hoje, estou recebendo o de Noções Básicas de Espanhol e agora quero fazer todos que possível. Gostei do astral da equipe Sejuv, são acolhedores e nos estimulam a buscar oportunidades, a crescer. E sonhos não tem idade, nunca é tarde”, contou.

Outra aluna que também recebeu certificado nesta tarde, com idade de 45 anos, foi Luziane Monteiro. Moradora no bairro Piratininga, ela conta que já trabalha como assistente de RH, porém aprendeu tudo na prática com a oportunidade que a empresa que ela atua, lhe deu. “Resolvi fazer o curso para aprender ainda mais, agora de forma mais técnica, estou saindo daqui super feliz com meu certificado e quero fazer mais e mais outros cursos. Só tenho a agradecer por toda a oportunidade”. Luziane fez o curso de assistente de RH.

Porém, a maioria dos alunos que receberam certificados são jovens como Carmen Escobar, 26 anos, e que está em busca de melhorar o currículo para ser melhor aplicado na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Não estou trabalhando, mas agora me sinto mais segura de buscar uma vaga com o curso de assistente de recursos humanos. Me identifico com área administrativa e com um certificado em mãos, com certeza conta ponto no momento da entrevista”, disse a moradora do Portal Caiobá.

Os cursos são programados por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) e as agendas são divulgadas periodicamente na página institucional e redes sociais.