segunda-feira, 22/04/2024
Prefeitura abre seleção de consultoria para mapear sistema de drenagem da Capital e evitar alagamentos
Foto: Denilson Secreta

Campo Grande, 17/03/2023 às 12:42

A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da União, a solicitação de manifestação de interesse que visa a contratação de consultoria em engenharia para simulação matemática de controle de inundação, levantamento topográfico e cadastral, elaboração de banco de dados, implementação dos sistemas de monitoramento de suporte à decisão para rede de drenagem de águas pluviais urbanas de Campo Grande.

Trata-se de uma licitação internacional, baseada nas políticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do Programa Reviva Campo Grande. Após a manifestação de interesse, forma-se uma lista curta das empresas interessadas que receberão o Termo de Referência dos trabalhos e o Edital.

A consultoria deverá demonstrar experiência nos segmentos de: 1) estudos, planos e projetos relacionados a drenagem de águas pluviais; 2) modelagem e controle de inundação; 3) estudos de demandas, projeções e planejamentos; 4) projetos ou estudos n a área drenagem, tais como o dimensionamento de infraestruturas e modelagem hidrológica/hidráulica; 5) elaboração de desenhos técnicos e projetos, sensoriamento remoto e ambiente de informações geográficas (SIG); 6) levantamentos topográficos urbanos e produtos cartográficos; 7) desenvolvimento, implantação e suporte técnico de sistemas informatizados de gestão. Os serviços deverão ser iniciados a partir da emissão da Ordem de Início dos Serviços (OIS) à Consultora Contratada e terá como prazo final 180 (cento e oitenta) dias, que correspondem ao prazo de execução do serviço. O valor estimado para a prestação do serviço de levantamento do cadastro de drenagem e o sistema de simulação é de R$10 milhões.

A escolha da lista curta será baseada na experiência da empresa e de sua equipe na elaboração de estudos, planos e projetos relacionados a drenagem de águas pluviais, em cidades de porte igual ou superior ao de Campo Grande-MS.

As empresas consultoras serão selecionadas de acordo com os procedimentos estabelecidos nas Políticas para Seleção e Contratação de Consultores Financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, podendo participar os Licitantes de todos os Países Elegíveis, conforme definido na citada norma.

A lista curta deverá conter até no mínimo 5 (cinco) e no máximo 8 (oito) empresas com ampla distribuição geográfica.

Para contratar com o Município de Campo Grande/MS, as empresas estrangeiras elegíveis deverão estar aptas a operar no Brasil, mediante inscrição no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas/CNPJ, observar o art. 1.134 e seguintes do Código Civil Brasileiro, bem como demais legislações pertinentes ao caso.

Como participar:

As manifestações de interesse devem ser entregues até às 17 horas do dia 3 de Abril, à Unidade Gestora do Programa (UGP), que fica na Rua Antônio Oliveira Lima, 28, Bairro Itanhangá Park, das 9h às 17h (horário local). Mais informações podem ser obtidas via e-mail: [email protected].

As empresas deverão apresentar ofício, ao endereço informado, com todos os dados e contatos, bem como proporcionar informações que demonstrem que estão qualificadas para prestar os serviços (folhetos e/ou folders e/ou portfólio, descrição de serviços semelhantes executados, experiência em condições idênticas, corpo técnico adequado, etc.).

Os documentos deverão ser entregues impressos na UGP, bem como gravados em mídia digital (CD-ROM e/ou pendrive), em formato “.pdf”.