quarta-feira, 21/02/2024

Portal Minha Saúde permite que usuários do SUS acompanhem solicitações na palma da mão

Portal Minha Saúde permite que usuários do SUS acompanhem solicitações na palma da mão

Campo Grande, 14/07/2023 às 11:33

O Portal Minha Saúde, ferramenta desenvolvida em Campo Grande por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), permite que os usuários do Sistema Único de Saúde acompanhem de qualquer lugar, e na palma da mão, o desenvolvimento de suas solicitações, sejam consultas com especialistas, exames ou até mesmo procedimentos cirúrgicos.

Além das solicitações, no portal o paciente também consegue visualizar qual a unidade de referência da região onde ele mora, assim, qualquer dúvida a respeito das requisições, ele poderá ir até o local com a certeza de que conseguirão ajudá-lo.

“É comum vermos casos de pessoas que não conseguem acompanhar a consulta e acabam perdendo o dia agendado, e com o acesso ao portal, ele consegue resolver isso muito mais rapidamente”, explica o coordenador da regulação ambulatorial da secretaria, Daniel Saito.

Ele ainda lembra que há diversas formas de o paciente ser comunicado do agendamento de um procedimento, e dentro do portal também há a possibilidade de ele confirmar ou desmarcar o horário, dando, assim, a possibilidade de outras pessoas que também aguardam na fila.

“A partir do momento que o paciente confirma a presença pelo portal, fica registrado a ciência dele, assim não usaremos de outras formas para comunicá-lo. Em caso de desmarcar a consulta, também é importante que o paciente, além de comunicar, retorne ao médico, caso ainda haja a necessidade da consulta ou do agendamento”, conclui o coordenador.

Para entrar no Portal, o paciente deve acessar o link minhasaude.campogrande.ms.gov.br e realizar o cadastro. Após a confirmação dos dados, todas as informações de agendamentos e solicitações estarão à disposição do paciente.