quinta-feira, 25/04/2024
Para fomentar a economia, Prefeitura leva curso de higiene e manipulação de alimentos para shoppings

Campo Grande, 11/03/2023 às 08:00

Uma das iniciativas que a Prefeitura de Campo Grande tem promovido para fomentar a economia é capacitar os trabalhadores de modo que eles possam garantir uma vaga no mercado de trabalho. Um dos cursos mais procurados é o de Higiene e Manipulação de Alimentos. A capacitação vem ao encontro da demanda de mercado, que precisa ter funcionários habilitados para trabalhar no setor de serviços de alimentação, que inclui os bares e restaurantes.

Gerente de Marketing do Pátio Central Shopping, Lia Marques, sabe da importância de fortalecer o setor e dar condições para os empresários trabalharem “Queremos agradecer à Prefeitura e a Sidagro por essa parceria. Esse curso é muito importante para o nosso comércio e para o nosso varejo. É um curso essencial para o funcionamento dos restaurantes e é muito bom oferecer isso gratuitamente aqui no Pátio Central”, diz.

Lorena Cristine Silvano é uma das colaboradoras do shopping que se capacitou. “Eu trabalho aqui no Pátio Central e teve essa parceria com a Sidagro de proporcionar para nós funcionários do ramo alimentício esse curso que vai nos proporcionar ter um atendimento melhor da produção, da manipulação de alimentos que é uma questão extremamente importante para os estabelecimentos seguir as regras da segurança alimentar, levando um alimento correto, com entrega saudável aos clientes. Estamos aproveitando muito”, conta.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor gastronômico era um dos que mais crescia, em média 11% ao ano, até 2019. Com a pandemia, o setor precisou se reinventar dando espaço para o crescimento do mercado delivery. A alimentação fora de casa passou a representar 33% dos gastos com alimentos e bebidas em 2021. Pesquisa levantada pelo IFB (Instituto Food Service Brasil)/CREST e divulgada no ano passado mostrou que os gastos com comida fora de casa representaram R$164,4 bilhões. O estudo também revelou o crescimento no PIB do setor de food service além de aumento na circulação dos restaurantes em 10%.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, conta que só no Shopping Pátio Central foram 29 trabalhadores capacitados, de 4 estabelecimentos. “Para nós é sempre uma alegria poder fomentar a economia local. Esta é mais uma parceria da Sidagro com os shoppings da cidade”, pontua.

Além do Shopping Pátio Central a Sidagro já levou o curso de Higiene e Manipulação de Alimentos para o Shopping Campo Grande e nos dias 28 e 29 de março estará no Shopping Bosque dos Ipês, avisa o Gerente Fomento à Indústria, Comércio e Serviço, Gabriel Batista.

Gerente de Marketing do Shopping Campo Grande, Ana Paula Faustino Silva, fala da importância das parcerias com a Prefeitura de Campo Grande. “A Sidagro tem sido uma parceira muito importante aqui no Shopping Campo Grande. Juntos temos realizados diversas ações como O Quintal Sesc, o Mestre da Terra, que é um festival gastronômico, que nós realizamos aqui em homenagem à cidade de Campo Grande e mais recentemente através de cursos de higiene e manipulação de alimentos que ajuda muito o nosso lojista. Esse tipo de qualificação é muito importante para o lojista do ramo de alimentação, que através do apoio da Sidagro ganha mais capacitação e faz com que o negócio seja mais produtivo”, finaliza.