domingo, 16/06/2024
Para desmistificar castração, Subea realiza primeiro plantão de castração para machos

Campo Grande, 28/06/2023 às 15:53

Alguns mitos rondam a castração de cães e gatos machos. A ideia de que o animal vai engordar ou perder a virilidade resulta na baixa procura pela cirurgia dos animais machos. Pensando nisso, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal realizou nesta quarta-feira (28), a 1° edição do plantão de castração exclusivo para esse público.

Conforme a veterinária da Subea Natália Rocha, ao contrário da crença popular, a castração dos animais machos só traz benefícios para os mesmos, aos tutores e a população em geral. “A castração é a principal forma de controle populacional, ainda reduz as chances de câncer testicular e na próstata e aumenta a expectativa de vida”.

A veterinária explica ainda que os mitos não condizem com a realidade. “No caso dos cachorros, o principal motivo é deixar de fazer a guarda em casa. E dos gatos é engordar, e estas informações não estão corretas. Além disso, no período do cio das fêmeas, os cães e gatos machos não castrados ainda costumam ter comportamento dominador e agressivo, podendo fugir de casa e se envolver em brigas e acidentes nas ruas da cidade”, acrescenta a veterinária.

Esse foi um dos motivos que fez Jofman Costa, dono do gato Klaus, procurar o plantão. “Eu peguei ele bem filhote, e agora ele já está querendo dar umas passeadas pela rua. Estou com medo dele se envolver em alguma briga e se machucar ou então fugir e não voltar, então já vou me adiantar”, declarou.

O xixi dentro de casa foi um dos principais motivos que fez Luis Fernando levar o cachorro Fred, de 9 meses, para a castração. “Me falaram que depois que castram, eles diminuem a demarcação de território com o xixi. Não aguento mais limpar o sofá”, ressaltou.

“Essa é mais uma das vantagens que ressaltamos. Problemas de comportamento, como a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados, assim trazendo uma ótima vantagem que é a diminuição no odor de urina pela casa”, conclui Natália.

Durante a ação, foram disponibilizadas 200 vagas de castração para tutores sem a necessidade de apresentar o número do NIS, somente para cães e gatos machos, com no mínimo cinco meses e no máximo 15kg. Os animais ainda são vermifugados, vacinado contra a raiva e microchipado.

Programa de castração

A Subea possui programa de castração gratuita para cães e gatos, machos e fêmeas, de Campo Grande. Para participar do programa de castração da SUBEA, o tutor interessado deve apresentar:

– Número do NIS

– Documento com foto

– Comprovante de residência

São disponibilizados 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e, 15 senhas à tarde, a partir das 13h.

No dia que for até a SUBEA, o tutor já deve trazer seu pet. Ele será avaliado e microchipado pela equipe veterinária, e estando apto para a castração, já sairá com o encaminhamento com o local, data e hora do procedimento agendado.