quinta-feira, 13/06/2024
No Dia Internacional da Mulher, Funtrab oferece oficina de Kokedamas para mulheres

Mulheres que querem empreender por meio de uma técnica japonesa no cultivo de plantas terão na próxima quarta-feira (8), dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a oportunidade de aprender uma nova habilidade para o trabalho.

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece essa oportunidade com a oficina de Kokedamas, às 14 horas, na sede da Funtrab da Capital, a Casa do Trabalhador.  A Funtrab é vinculada à Semadesc (Secretaria e Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Kokedama é uma técnica japonesa de arranjos suspensos, que consiste em uma planta envolvida em uma bola de musgo, pois koke significa “musgo”, e dama “bola”, um formato para levitar, por isso deve ser pendurado em ambientes internos, esse formato de arranjo floral atravessa séculos e tem aceitação no mercado, o que facilita a comercialização.

A oficina será ministrada pela especialista em Kokedamas, Mary Souza, com um currículo extenso, além dessa técnica, também ensina como cultivar orquídeas e outras técnicas.

“Essa é uma possibilidade para mulheres que buscam empreender, ter uma renda extra, pois essas plantas podem ser vendidas, além de possibilitar uma forma de cultivar vida, o arranjo feito da maneira correta sempre floresce. Ensinar é para mim é muito gratificante, uma forma de ajudar outras mulheres a buscarem oportunidades de crescimento”, conclui Mary.

O diretor-presidente da Funtrab, Marco Aurélio Santullo, ressalta a importância do papel da mulher na sociedade. “Sabemos a força que elas têm, como mães, companheiras, trabalhadoras, todas têm suas peculiaridades e são especiais, esta data não poderia passar em branco, como Fundação do Trabalho temos que oportunizar caminhos que possibilitem geração de renda às trabalhadoras. Após o aprendizado será possível a confecção dos arranjos florais, com o avanço das mídias sociais poderão ser comercializados facilmente”, ressaltou Santullo.

As interessadas podem comparecer na Funtrab, às 14h, na rua 13 de Maio, 2.773, no Centro – entre as ruas Cândido Mariano e Dom Aquino.

Kokedamas são arranjos que podem ser comercializados posteriormente

Comunicação Funtrab
Foto de capa: Álvaro Rezende
Foto interna: Funtrab/Divulgação