domingo, 21/04/2024
Mulheres terão apoio do Governo para ampliar inserção no mercado de trabalho

As mulheres respondem por 44,7% dos 161 mil microempreendedores individuais ativos em Mato Grosso do Sul ou o equivalente a 72 mil MEIs. O salário é menor que dos homens, a carga de trabalho é triplicada e há necessidade de qualificação. Buscando ajudar a mudar este cenário e inserir esta população feminina de forma mais efetiva no mercado trabalho, foi lançado nesta quarta-feira (15) no bairro Coophavila, em Campo Grande, o Emprega Mulheres. O evento do Sebrae-MS conta com a parceria do Governo do Estado por meio da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) vinculada a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Inovação e Tecnologia), Sistema Fecomércio e BPW Associação de Mulheres de Negócios.

A primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, fez questão de participar da abertura e destacou a importância da capacitação e da promoção da autoestima de todas as mulheres. “Queremos crescer juntas, promover o conhecimento e aumentar a participação feminina na sociedade. Essa ação do Sebrae e do Governo do Estado, pela Funtrab tem uma característica grande de inserção da mulher, de dar aquele “empurrãozinho” para quem não sabe por onde começar. Somos capazes, vamos tornar cada vez mais a sociedade melhor”, declarou.

O objetivo é preparar mulheres para acessar o mercado de trabalho por meio de capacitações, oficinas, e auxílio na elaboração de currículos. Nesta quarta e quinta-feira, o evento será realizado na Associação Comunitária da Coophavila, com palestras que vão debater liderança, relacionamento no trabalho, dicas para entrevistas de emprego e automaquiagem.

O secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ademar Silva Júnior, juntamente com o secretário executivo de Qualificação e Trabalho da Semadesc, Bruno Bastos, e o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Marco Aurélio Santullo, estiveram na manhã desta quarta-feira (15) na abertura do evento.

A Semadesc é parceira do evento por meio da Funtrab, que está com uma ampla equipe no local, dando consultoria a quem precisa fazer sua carteira e fazendo encaminhamento de vagas. A Funtrab estará ofertando nestes dois dias 1.200 vagas sendo 100 oportunidades apenas na região da Coophavila.

De acordo com o secretário-executivo de Qualificação Bruno Bastos, o Estado tem a meta de ampliar a qualificação diante das inúmeras oportunidades de oferta de vagas com o desenvolvimento econômico. “Existem muitas vagas abertas, muitas oportunidades de trabalho. Por isso, queremos promover a capacitação da população em especial os jovens e mulheres”, salientou Bastos.

Ele destacou que um dos eixos da Semadesc é priorizar as mulheres, para que elas possam se qualificar. “Queremos dar várias possibilidades para a capacitação das mulheres. Umas das metas é junto da Secretaria de Educação elevar a escolaridade, porque muitas dessas mulheres são mães solteiras que não finalizaram os estudos”, acrescentou.

Autoestima

Na ocasião, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, reforçou que a programação conectará mulheres que precisam de oportunidades profissionais aos possíveis empregadores. “O sucesso acontece quando a oportunidade encontra a determinação, e é isso que estamos produzindo aqui hoje, uma rede de apoio. As mulheres podem participar das oficinas e palestras durante esses dois dias, para se preparar para uma entrevista de trabalho, entender como se comportar no ambiente corporativo, que nem sempre é fácil, e para quem quer empreender, também tem o apoio do Sebrae”, complementa.

“Temos 200 empregadores presentes no evento e 1.217 ocupantes de vagas. Nossa proposta é facilitar o acesso às vagas primárias. Aqui, temos informações sobre acesso às vagas, assim como sobre riscos, segurança e emprego para os ocupantes de vagas específicos. Esta é uma oportunidade importante e o fato de as mulheres terem vindo aqui demonstra o interesse”, complementa o diretor-executivo da Funtrab, Paulo Machado.

Rosana Siqueira, Semadesc

Fotos: Messias Ferreira. do Sebrae/MS