sábado, 13/04/2024
Manejo clínico da chikungunya é tema de capacitação do Governo na fronteira

Diante do cenário epidemiológico das arboviroses na fronteira com o Paraguai e com o objetivo de fortalecer as estratégias de enfrentamento a dengue, Zika e chikungunya em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), realiza na quinta-feira (9) a capacitação “Manejo clínico de chikungunya na fronteira”.

A capacitação acontece na Câmara Municipal de Ponta Porã, com início às 9 horas. O evento é destinado aos profissionais de saúde que atuam no município fronteiriço com o Paraguai. 

Conforme a gerente técnica de doenças endêmicas da SES, Jéssica Nantes, o Estado viu a necessidade de uma capacitação presencial nesta região. “A realização da capacitação é por conta do cenário epidemiológico da fronteira em relação ao aumento de casos de chikungunya”, pontua. 

Entre os assuntos que serão tratados estão a assistência e o manejo ao paciente com chikungunya. A capacitação auxiliará os profissionais quanto às particularidades da doença em relação a dengue, por exemplo. “O que difere a chikungunya em relação a dengue é a cronicidade da doença, as dores crônicas e o acompanhamento prologando do paciente”, explica Jéssica.

A palestra será ministrada pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha.

Serviço

A Câmara Municipal de Ponta Porã está localizada a avenida Brasil, 3470 – Centro, no município de Ponta Porã/MS.

Rodson Lima, Comunicação SES
Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo