segunda-feira, 22/04/2024
IX Conferência Municipal de Saúde acontece nos dias 24 e 25 de março; Confira a programação

Campo Grande, 23/03/2023 às 08:44

Acontece nos dias 24 e 25 de março, no auditório da Câmara Municipal,  a IX Conferência Municipal de Saúde de Campo Grande.  O encontro deste ano tem como  tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A Conferência de Saúde é um espaço democrático de discussão, construção e fomento de políticas públicas voltadas à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento da rede pública de saúde.

“A mobilização e participação popular, dos trabalhadores e usuários do sistema público de saúde, é fundamental neste processo de construção, mobilização e produção de resultados que, de fato, possam contribuir com a melhoria das instituições gestoras da saúde e da qualidade de vida das pessoas”, destaca.  Não há nenhum outro país no mundo em que se tenha essa expressiva participação da comunidade na formulação e no controle da execução da política pública de saúde”, destaca o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites.

O encontro é realizado a cada quatro anos e conta com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal.

O objetivo é discutir a situação de saúde da população, levantando problemas e propondo soluções, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela secretaria de saúde, além de aprovar diretrizes para as políticas de saúde e eleger os delegados para a conferência estadual e nacional de Saúde.

Antes da etapa municipal,  acontecem as conferências locais nas unidades básicas de saúde (UBS), de saúde da família (UUSFs), Centros Regionais de Saúde (CRS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que contam com a participação de diversos setores da sociedade.

Essa participação é fundamental para estabelecer diálogos  acerca da saúde como direito e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social dos recursos da saúde – com ampla representação da sociedade -; avaliar a situação de saúde; elaborar propostas a partir das necessidades de saúde; e, participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do município.

A conferência é coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e subsidiará os trabalhos da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para julho do próximo ano.

As deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Programação

Dia 24 de março

7h30 – Credenciamento / Café da manhã

8h30 – Apresentação cultural

8h50 – Abertura / composição mesa de trabalhos

9h20 – Leitura do regulamento

10h10 – Palestra de inauguração – Dra. Beatriz Figueiredo Dobashi

10h30 – Palestra temática eixo III – Fernanda Lou Sans Magano

11h – Debate

111h30 – Intervalo almoço

13h – Apresentação cultural

13h50 – Abertura / composição mesa de trabalhos

14h – Palestra temática eixo II – Maria Antônia C. de Souza Kuendig

14h40 – Debate

15h10 – Aprovação das propostas

15h30 – Coofee Break

16h – Encerramento

Dia 25 de março

7h30 – Café da manhã

8h – Apresentação cultural

8h20 – Abertura / composição dos trabalhos

8h30 – Leitura e aprovação das novas propostas

11h – Intervalo almoço

13h – Apresentação cultural

13h50 – Abertura / composição mesa de trabalhos

14h – Apresentação das propostas

15h -Eleição dos delegados por segmento

15h40 -Apresentação e aprovação das moções

16h – Homologação dos delegados eleitos

16h20 – Coffee Break

17h – Foto oficial e encerramento