quarta-feira, 21/02/2024

HISTORIA! Aconteceu em 8 de agosto de 1875 – Nasce Eduardo Olímpio Machado, vice-governador do Estado e prefeito de Campo Grande

08/08/23

Nasce em Xique-Xique na Bahia, Eduardo Olímpio Machado. Em sua cidade natal concluiu o curso primário. Em 1887, órfão de pai, muda-se para Salvador com o objetivo de concluir seus estudos, formando-se em Ciências Jurídicas.  Em 1902 assume o cargo de promotor de Ilhéus em seu Estado, ano em que encontra-se com o ministro Joaquim Murtinho, que o convida para integrar a magistratura de Mato Grosso, aceita o convite e assume a comarca de Corumbá em 1903. No ano seguinte, por desavença política com o governador Totó Paes, demite-se do cargo de juiz de direito e muda-se para Nioaque, onde passa a exercer a advocacia.Em 18 de setembro de 1905 casa-se com Elvira, filha de Antonio Rodrigues Coelho, proprietário da fazenda Esperança, com quem tem três filhos, Eunice, Iná e Paulo Coelho Machado.

Em 1911 vence a eleição para 2º vice-presidente do Estado de Mato Grosso na chapa encabeçada por Costa Marques. Em 1912 muda-se com a família para Campo Grande. Apoiou a revolução de 30 e rompeu com Vargas em 1932, quando participou com Vespasiano Barbosa Martins da revolução constitucionalista ao lado dos paulistas.

Em 1926 participou da criação da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, sendo eleito o seu primeiro presidente.

Com a volta do regime democrático, candidata-se a prefeito de Campo Grande em 1936 e vence o médico Antonio Boaventura, também da Bahia. Assume a prefeitura em 28 de março de 1937. A 10 de novembro, Getúlio Vargas dá o golpe do Estado Novo e o país volta à ditadura. Eduardo Olímpio foi mantido no cargo, mesmo sem explicitar apoio ao ditador. Sua prioridade foi o saneamento básico da cidade e resultou no primeiro programa de planejamento urbano de Campo Grande, encomendado ao Escritório Saturnino de Brito, do Rio de Janeiro.

A 12 de agosto de 1941 renunciou ao mandato, sendo nomeado para substituí-lo o secretário da prefeitura Demósthenes Martins. Faleceu em Campo Grande em 17 de novembro de 1968.

Eduardo Olímpio Machado era pai do advogado, político e historiador Paulo Coelho Machado.

FONTES: Alisolete Antonia dos Santos Weingärtner, Eduardo Olímpio Machado – Austeridade e visão progressista na atuação política, in Campo Grande: Personalidades históricas, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012, página 125; Antonio Lopes Lins, Eduardo Olímpio Machado – o homem, o meio, seu tempo, Vaner Bícego-Editora, São Paulo, sd, páginas 101 e 141.