sexta-feira, 23/02/2024

Fortalecimento do SUAS será eixo principal da Conferência Municipal de Assistência Social

Confira a escala médica de plantão nas UPAs e CRSs neste sábado (11/03/2023)

Campo Grande, 18/04/2023 às 08:00

Com foco na atuação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), será realizada nos dias 15 e 16 de junho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento será promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Campo Grande (CMA) e terá como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A resolução que dispõe sobre a convocação da Conferência foi publicada na edição da última sexta-feira (14), do Diário Oficial do município. O evento acontece a cada dois anos e tem como objetivo, criar um espaço democrático de discussão e avaliação de preposição das prioridades para as políticas públicas com a participação dos diversos representantes do governo e da sociedade civil organizada.

A última Conferência aconteceu em 2021 e foi precedida por cinco lives temáticas que debateram os avanços e desafios da trajetória da política de Assistência Social no município. Devido às restrições sanitárias referentes à pandemia, na ocasião o evento aconteceu apenas no formato virtual.

De acordo com a gerente de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUASElaine Rodrigues Teles, a conferência é uma oportunidade de reunir representantes do governo e sociedade civil, em especial os usuários do SUAS, para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas.

“É muito importante a participação popular para que a discussão dos eixos que formam os debates desta edição seja efetiva e resulte em resultados positivos. Dessa forma podemos unir o trabalho da gestão com a participação social, identificando as ferramentas necessárias para fortalecer as demandas da população”, frisou.

Segundo o cronograma elaborado na edição deste ano, durante os dois dias de realização da 15º Conferência serão debatidos em grupos cinco eixos que abordarão desde  financiamento para a garantia dos direitos socioassistenciais até a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Os prazos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) estabelecem que as conferências municipais devem acontecer até 15 de julho e as conferências estaduais de assistência social e do Distrito Federal, têm período definido de 16 de agosto a 16 de outubro de 2023.