segunda-feira, 26/02/2024

Em solenidade de Medalha, secretário Nacional de Políticas Penais anuncia investimentos para sistema prisional de MS

Em solenidade de Medalha, secretário Nacional de Políticas Penais anuncia investimentos para sistema prisional de MS

Mais investimentos ao sistema prisional de Mato Grosso do Sul foram garantidos pelo titular da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), secretário Rafael Velasco, para serem entregues nos próximos dois meses do ano.

Velasco recebendo a Medalha do dirigente da Agepen.

O anúncio foi feito na última quarta-feira (1º.11), durante a outorga da mais alta honraria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) – Medalha Patrono Penitenciário “Senador Ramez Tebet”. Ao todo, foram 62 pessoas agraciadas, sendo 41 policiais penais e 21 autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Dentre os homenageados, Velasco também destacou que é com profunda gratidão que recebeu a medalha, a qual não é apenas um reconhecimento pessoal, mas símbolo do compromisso coletivo com a construção do sistema prisional melhor, mais humano e eficaz. “Obrigado MS por todo o avanço que vocês têm conquistado todos os dias, vocês são exemplos para todos nós”, finalizou.

Presente no evento, o vice-governador do estado, José Carlos Barbosa, destacou o importante papel que a Polícia Penal vem desempenhando frente à segurança pública de MS.

Barbosinha enfatizou o trabalho realizado pela Polícia Penal.

“Não tenho dúvida nenhuma que em Mato Grosso do Sul nós temos a melhor Polícia Penal do Brasil. Hoje o sistema prisional convive em paz exatamente pela abnegação, pelo trabalho de cada um de vocês, que cumprem essa dura tarefa do trabalho de prender, de buscar a ressocialização, a recuperação e devolver melhor essas pessoas para a sociedade”, afirmou Barbosinha.

A medalha foi instituída em 2011, sendo sua primeira entrega realizada no ano seguinte. Devido às limitações impostas pela pandemia, a cerimônia de outorga ficou suspensa por dois anos e foi retomada em 2022.

O intuito é homenagear servidores e personalidades que se destacaram no exercício de suas funções, prestando relevantes serviços em prol da melhoria do sistema prisional de Mato Grosso do Sul.

Em discurso, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, citou os importantes avanços conquistados no sistema penitenciário e para a categoria da Polícia Penal, como melhorias na estruturação dos trabalhos com aquisição de equipamentos e capacitação, a identidade funcional que agora conta com tecnologia de ponta e, a economia aos cofres públicos com a otimização dos gastos de água em unidades penais, a partir da identificação de vazamentos com apoio das empresas concessionárias.

“A gente vem galgando passo a passo, subindo de grau em degrau. Somos uma instituição de 44 anos, e a Polícia Penal com apenas um ano e meio de criação, então temos que trabalhar com sabedoria, inteligência para poder galgar a cada dia o melhor para a nossa instituição. Parabéns a todos, sucesso aos agraciados e muito obrigado pela contribuição”, ressaltou o dirigente.

Representando os policiais penais medalhados, o servidor Silvânio Queiroz, frisou que a instituição e a Polícia Penal vêm crescendo e se mostrando capaz a cada dia. “Temos grandes profissionais, e hoje vemos uma instituição valorizando cada vez mais seus servidores, isso é de grande satisfação, porque temos pessoas capacitadas, se superando para manter e passar resultado positivo para a sociedade, porque estamos em uma barreira entre o bem e mal”, afirmou.

Na oportunidade, Queiroz deixou uma mensagem de cuidado mútuo entre os profissionais. “Nós temos que cuidar mais uns dos outros, se apoiar, o nosso trabalho não é fácil. Por isso é essencial olhar com carinho para os profissionais da segurança pública, temos vivido momentos difíceis, temos perdido vidas, a base familiar também é muito importante, então não desistam”, finalizou.

Durante a cerimônia, também foram homenageados servidores que faleceram no último ano, como forma de reconhecimento ao tempo dedicado ao sistema penitenciário.

Além disso, contou com apresentação do coral formado por crianças atendidas pela Escolinha da Tia More, uma das instituições beneficiadas pelo projeto “Além dos Muros”, desenvolvido pela Agepen, por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária, que une o trabalho prisional em benefício da sociedade em situação de vulnerabilidade e conta com empresários parceiros que ocupam mão de obra de custodiados.

A solenidade de Outorga da Medalha Patrono Penitenciário contou com a participação de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de colaboradores do sistema prisional, servidores penitenciários e familiares dos agraciados.

Clique aqui e confira a Galeria de Imagens do evento.

Texto: Tatyane Santinoni, Agepen/MS.