segunda-feira, 26/02/2024

Em preparação para mundial, equipe feminina de basquete máster de MS participa de torneio em Curitiba

Em preparação para mundial, equipe feminina de basquete máster de MS participa de torneio em Curitiba

A Abaf-MS (Associação de Basquetebol Adulto Feminino de Mato Grosso do Sul) vai representar o estado no 1º Torneio Paranaense de Basquetebol Máster Feminino “Rogério Campos”, em Curitiba (PR), neste fim de semana, entre os dias 21 e 23 de julho.

Para participar da competição, a equipe conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

As disputas começam nesta sexta-feira (21) à noite, no Colégio Marista Paranaense. O Centro de Iniciação ao Esporte Cajuru também receberá partidas. A Abaf-MS estreia só no sábado (22), às 15 horas (horário de MS), quando enfrenta a seleção paranaense 55+. Ao todo, sete equipes estão inscritas.

Para a equipe sul-mato-grossense, o torneio na capital do Paraná serve de preparação visando o campeonato mundial da modalidade, o XVI World Maxibasketball Championship, que neste ano ocorrerá em Mar Del Plata, na Argentina. Organizada pela Fimba (Federação Internacional de Basquetebol Máster), a competição terá jogos entre 25 de agosto e 3 de setembro.

“Estamos bem animadas e nos sentindo honradas em representar o Brasil no campeonato mundial”, destaca a coordenadora da Abaf-MS, Doriane Kohl. Ainda neste ano, no mês de novembro, o time de Campo Grande vai encarar mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Máster, em São Luís (MA).

Paixão de longa data

Fundada há 23 anos, a Abaf-MS coleciona inúmeros títulos a nível municipal, estadual, regional e nacional. A agremiação participa de campeonatos brasileiros desde 2008, representando Mato Grosso do Sul e figurando no pódio em diversas ocasiões. O título mais recente veio no início de maio, em Marília (SP).

A Abaf-MS foi criada a partir de duas amigas que jogavam basquetebol na adolescência, com participações em competições estudantis e universitárias, e que se reencontraram no início do ano 2000. Mais do que relembrar os bons momentos e as conquistas no esporte da bola laranja, elas decidiram reunir outras amigas para treinar e montar uma equipe competitiva.

Aos poucos, a rotina das quadras voltou à tona, a associação foi crescendo ao longo dos anos e atualmente é reconhecida Brasil afora. Hoje, cerca de 50 atletas integram a Abaf-MS, divididas em mais de cinco categorias etárias, entre 30 e 65 anos.

“Somos mulheres apaixonadas pelo basquete e adoramos participar de competições representando o nosso estado. O que nos motiva a cada dia é a superação de limites, o aumento da nossa autoestima e estar praticando um esporte que exige alto rendimento em quadra. Disputamos de igual para igual com outros estados e já fomos campeãs várias vezes”, detalha Doriane.

Lucas Castro, Comunicação Fundesporte
Fotos: Divulgação