Campo Grande-MS
terça-feira, 23/07/2024
Em parceria com o Governo de MS, Fiems entrega na ONU as diretrizes de desenvolvimento do Estado

Por meio de parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, o Sistema Fiems apresentou em Nova Iorque (EUA) as diretrizes de desenvolvimento do Estado para os próximos quatro anos. O documento, elaborado por Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), reúne indicadores econômicos e sociais e relaciona desafios que deverão ser enfrentados. As diretrizes estão vinculadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), propostos pelas Nações Unidas.

Jaime Verruck esclareceu que o documento foi elaborado com base na proposta metodológica para construção, alinhamento e desdobramento do PPA 2024-2027, relativo ao eixo produção, competitividade e sustentabilidade, a partir do Mapa Estratégico, oriundo do plano de governo, alinhado aos ODS. “Neste documento constam propostas de programas e projetos, com seus respectivos indicadores, para atuação da secretaria, visando sanar ou amenizar os problemas existentes, orientados pelos valores e visão de Governo de ser um Estado inclusivo, próspero, verde e digital”, salientou. Ainda de acordo com Verruck, as informações desse relatório se juntarão aos dos demais eixos para compilar um documento único do Governo do Estado.

Chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale participou do fórum a convite do Ministério das Relações Exteriores

O documento foi apresentado na sede da ONU durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento, promovido pelas Nações Unidas, reúne representantes de dezenas de países para discutir formas de lidar com os impactos da pandemia de Covid-19 e implementar a Agenda 2030 e os ODS em todos os níveis. O responsável pela apresentação das diretrizes foi o chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, que participou do fórum a convite do Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o documento, a visão de Mato Grosso do Sul para 2027 é ser um Estado inclusivo, próspero, verde e digital. Para isso, será necessário agir sob valores de probidade, moralidade, comprometimento, resolutividade e empatia. Entre os principais desafios, estão a ampliação da geração de empregos e a busca pela condição de Estado “carbono neutro” até 2030.

Além de apresentar as diretrizes no fórum, o chefe de gabinete da presidência da Fiems teve a oportunidade de entregar o documento ao ministro conselheiro Emerson Kloss, membro da missão permanente do Brasil junto à ONU.

“Em nome do presidente da Fiems, Sérgio Longen, e do governador Eduardo Riedel, entregamos todos os documentos que elaboramos para apresentar durante o Fórum Político de Alto Nível aqui em Nova York. Agradeço ao ministro conselheiro Kloss pela receptividade, e Mato Grosso do Sul está de portas abertas para a equipe da missão brasileira”, disse Del Casale.

Fiems 

  • Campo Grande, 150 anos de História