quinta-feira, 13/06/2024
Em fórum nacional, MS discute planejamento e investimentos para os próximos anos

Durante dois dias, Mato Grosso do Sul participa do Fórum do Conseplan (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento), em Brasília. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, que representa o Estado, marca presença em palestras e debates.  Segundo ele, a troca de ideias e experiências com gestores de outros estados e do governo federal serão importantes na construção do PPA (Plano Plurianual) 2024-2027. Logo no primeiro dia, nesta quinta-feira (16), ele assistiu a uma palestra da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Secretário Pedro Arlei Caravina

“Foi um dia bastante produtivo para trocar experiências e começar a organizar também o nosso modelo de planejamento e de execução orçamentária em Mato Grosso do Sul, que tem tudo a ver com a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica e também o setor de orçamento, que está ligado à Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). As secretarias de Governo e Fazenda estão trabalhando em conjunto para que o Plano Plurianual, que vai ser montado esse ano, possa efetivamente trazer as informações que estão no Plano de Governo e serem transformadas em políticas públicas levando, junto com as demais secretarias, melhor qualidade de vida para a população”, explicou o secretário sul-mato-grossense.

Com duração de quatro anos, o PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto na Constituição Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública, organizado em programas e estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. 

O Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento acontece nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17). Entre os temas discutidos estão também a LOA (Lei Orçamentária Anual), a questão fiscal e os desafios e planejamento das gestões estaduais.

A comitiva de Mato Grosso do Sul conta ainda com o superintendente de Planejamento, Estratégia e Governança da Segov, Rodrigo Alejandro Benavides, e o superintendente de Orçamento da Sefaz, Ricardo Peixoto Velloso.

Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS

(com informações de Adilson Selvano)

Fotos: Adilson Selvano