Campo Grande-MS
terça-feira, 23/07/2024
Drive Thru da Reciclagem coleta 4 toneladas de resíduos durante 9ª edição

Campo Grande, 30/06/2023 às 11:38

Realizado entre os dias 15 e 17 de junho, nos altos da Avenida Afonso Pena, o 9º Drive Thru da Reciclagem contabilizou nesta edição, mais de 4 toneladas de resíduos descartados de forma correta. A iniciativa se empenha em transformar a consciência ambiental das pessoas, por meio do consumo responsável e descarte correto.

Quem passou pelo local descartou garrafa pet, latinha, vidro, papelão, plástico, ferro, óleo de cozinha usado, eletrônico, lâmpadas, pilhas, baterias e medicamentos. O resíduo eletrônico contabilizou o maior montante descartado. Cerca de 2,5 toneladas foram coletadas no evento.

Com os 142 quilos de medicamentos e 68 litros de óleo de cozinha usado descartados de forma correta durante o 9º Drive Thru, foi possível preservar quase 66 milhões de litros de água, pois, se descartado de maneira irregular, um quilo de medicamento pode contaminar 450 mil litros de água e um litro de óleo, 25 mil litros de água.

O descarte de vidro somou 360 quilos. Entre papel e papelão, o montante somou aproximadamente uma tonelada. Já a sucata de ferro e latinhas totalizaram 66 quilos de descarte. Garrafas pet, plásticos e derivados contabilizaram 200 quilos.

Para Ana Cristina Franzoloso, embaixadora do Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul, fundadora da Du Bem Sustentável, a 9ª edição do Drive Thru da Reciclagem foi muito positiva. “Extremamente positivo em diversos aspectos. Tivemos descartes relevantes como eletrônico e medicamentos vencidos, que é sempre uma quantidade significativa, mostrando que os munícipes já estão acostumados a fazer esse descarte correto. Levamos o material descartado no drive para a UTR, mostrando a união de todos os eixos entre a gestão pública, iniciativa privada, terceiro setor e sociedade”, enfatiza.

Além do ambiente do descarte, o evento contou com o espaço de empreendedorismo e doação solidária. Entre roupas, calçados, brinquedos, retalhos e outros itens, foram arrecadados cerca de 700 itens durante os três dias.

Simples, rápido e prático. O condutor que passou pelo local e realizou o descarte correto levou para casa uma muda frutífera. Ao todo, mil mudas produzidas no viveiro da Semadur foram distribuídas durante a ação.

Para a coordenadora geral do FAC, Adir Diniz, a cada edição o evento desperta ainda mais a consciência das pessoas. “Dizem que é praticando que se cria hábitos. E o drive vem nos confirmar isso. Começamos de forma tímida, com poucas adesões e hoje é gratificante ver que a população está cada vez mais voltada para o consumo consciente e responsável, além de realizar o descarte correto. Esperamos sempre mais participantes a cada edição, e com certeza a décima será ainda mais sucesso”, afirma ela.

A primeira edição do evento começou em outubro de 2020, ainda durante a pandemia, e a 10ª edição está prevista para o mês de outubro deste ano.

  • Campo Grande, 150 anos de História