segunda-feira, 26/02/2024

DIARIO DA HISTÓRIA! 4 de setembro de 1886: Bispo de Cuiabá encerra visita a Campo Grande

04/10/23

Dom Carlos Luis D’Amour, a mais alta autoridade da igreja a visitar o povoado de Campo Grande, após cinco dias na vila, retorna a Cuiabá. O registro é do escriba da comitiva episcopal, cônego Benedito Severino da Luz:


À última hora, à hora da partida que foi as 7 da manhã, ainda fiz um casamento e três batizados na residência episcopal. Depois S. Exa. Rvma. dirigiu-se à igreja para fazer oração e seguir viagem sendo muitas e muitas vezes interrompido nesse trajeto pela piedosa ansiedade popular. Foi grande a demora que teve o Prelado no templo em conseqüência do embaraço em que se via com o povo, que se atropelava para manifestar mais uma vez a S. Exa. Rvma. os seus sentimentos de amor filial e beijar-lhe a mão pela última vez na despedida. Nessa ocasião foi lida essa mensagem:


‘Exmo. e Rvmo. Sr. – Cabe-me como representante do povo campograndense dirigir a V. Exa. as minhas sinceras e cordiais felicitações por ter V. Exa. empreendido uma tão longa e penosa viagem, a fim de derramar sobre nós a vossa salutar bênção.
‘Sim, Exmo. Sr., os povos privados de recursos espirituais, como sempre acontece com este, sentem e experimentam uma satisfação enorme por poder gozar dos benéficos resultados que nos dá a nossa religião pregada tão sabiamente por V. Exa., verdadeiro ministro de Cristo nesta província.
‘Pobres como somos e imensamente distantes dos centros populares onde há instrução e recursos de toda natureza para se obsequiar a um tão ilustre Pastor como V. Exa., pedimos do íntimo da alma desculpa de nossas faltas, tanto que muito desejaríamos fazer de V. Exa., que acaba de conquistar a veneração e o respeito de um povo que fica verdadeiramente cativo e agradecido de tantas provas de bondade que soube angariar de todos nós.
Ide pois, Exmo. Sr., e ficareis certo que nós oraremos por vós todos os dias. – José Antônio Pereira’.


À saída da igreja o povo estendeu-se prostado de joelhos em duas alas e recebeu a bênção. Foi tocante, enternecedor e sublime este espetáculo de fervor e humildade das ovelhas e da paciência e mais que humana bondade do Pastor. Bem poucos puderam suster as lágrimas.


Eram 7,00 horas e três quartos quando o Exmo. Sr. bispo pôs-se em caminho, acompanhado e rodeado de um espantoso concurso de cavalheiros, que só o deixaram dali a duas léguas.

FONTE:Luis-Philippe Pereira Leite, Bispo do Império, edição do autor, Cuiabá, sd, página 186