quarta-feira, 19/06/2024
Detran-MS prorroga inscrições para escolas participarem do programa Detranzinho de 2024

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) prorrogou até dia 23 de fevereiro, as pré-inscrições para o Programa Detranzinho em 2024. A participação é aberta às Escolas Públicas e Privadas.

O objetivo do programa é formar os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I sobre o comportamento seguro no trânsito, por meio de atividades educativas e lúdicas. O programa tem a culminância na visita a Cidade Escola de Trânsito, na Sede do Detran-MS, em Campo Grande.

Para participar, as escolas interessadas deve acessar a página do Detranzinho, no portal do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br/detranzinho) e seguir o passo a passo descrito.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, “A participação das escolas no Programa Detranzinho é uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem, de forma divertida, sobre as regras de trânsito, além de adquirirem hábitos seguros no dia a dia”, comenta a diretora.

Escolas participantes

Em 2023, o Centro Educacional Alceu Viana participou do programa Detranzinho com seus alunos. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Maria Aparecida Souza, foram desenvolvidos vários jogos lúdicos e até um concurso de frases, usando temas relacionados ao trânsito. “ Nós trabalhamos com o aprendizado do significado das placas, como atravessar na faixa de pedestre, as luzes do semáforo. Elas (as crianças) ainda não são motoristas, mas precisam dessa consciência no trânsito”, explicou Maria Aparecida.

As vagas são limitadas, por isso, é importante que as escolas públicas e privadas realizem a pré-inscrição o quanto antes, para garantir a participação de seus alunos.

Emmanuelly Castro, Comunicação do Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued