segunda-feira, 26/02/2024

Conselho do Trabalho aprova planos para liberação de recursos para projetos de empreendedorismo da Funsat

Conselho do Trabalho aprova planos para liberação de recursos para projetos de empreendedorismo da Funsat

Campo Grande, 28/07/2023 às 17:51

O Conselho do Trabalho, Emprego e Renda do Município de Campo Grande (CTER) se reuniu nesta sexta-feira (28) para analisar e aprovar planos de ações e serviços que vão possibilitar o recebimento de recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para projetos de empreendedorismo e empregabilidade da Funsat (Fundação Social do Trabalho).

Na Sessão Extraordinária, os conselheiros aprovaram o Plano de Ação e Serviços (PAS) do Bloco de Fomento à Geração de Emprego e Renda, projeto que tem como valor destinado pelo FAT o total de R$ 227.322,98.

Este Plano de Ação apresentado pela Funsat terá como objetivo prestar apoio aos microempreendedores da cidade que serão atendidos pelo Programa Municipal de Microcrédito Popular – Programa Avançar, contribuindo para a formalização e capacitação financeira, a fim de que esse empreendedor consiga, futuramente, não apenas gerar renda para sua subsistência, mas também gerar emprego.

Também foi aprovado o Plano de Ação e Serviços do Bloco de Gestão e Manutenção da unidade da Rede do Sistema Nacional do Emprego (SINE). Por meio deste projeto, poderá ser investido recurso de R$ 222.680,00 para que a Funsat possa continuar oferecendo os serviços de intermediação, contribuindo também na efetividade, ou seja, na colocação desses trabalhadores no mercado de trabalho.

O recurso também possibilitará a execução dos projetos já realizados pela Funsat, como feiras da empregabilidade, ações com empreendedores, entre outros.

Após votação de hoje, o cargo de presidente do CTER será ocupado pela instituição representante dos empregados, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL) pelo período de mandato do biênio de 2023-2025. Também participam do conselho representantes do Governo, Empregadores e Trabalhadores.

Sobre o Conselho

Instituído em 2019 por meio da Lei nº 6.208, o conselho tem como função deliberar assuntos de políticas públicas relacionadas a emprego, trabalho e renda, assim como as questões de transferência de recursos e metas designadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT à Fundação Social do Trabalho – FUNSAT, que vem a ser o órgão gestor do Sistema Nacional do Emprego – SINE.

O conselho é composto por membros representantes do Governo (FUNSAT, FUNTRAB e Superintendência Regional do Trabalho MS); dos Trabalhadores (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio – SEC, Federação dos Empregados do Comércio e Serviços do MS – FETRACOM MS e SENAC-MS) e dos Empregadores (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados – AMAS, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande – ACICG e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande – CDL).